segunda-feira, 23 de abril de 2018

Técnicas e informações sobre gravação e conversão mono e pseudo estéreo – PARTE 3

Técnicas e informações sobre gravação e conversão mono e pseudo estéreo – PARTE 3  

SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL

QUASE LÁ...

Pseudo-estéreo 

Como foi dito no inicio desta busca  informativa , no curso de restauração ou remasterização de registros monofônicos , várias técnicas de "pseudo-estéreo", "quase-estéreo" ou "estéreo redimensionado" foram usadas para criar a impressão de que o som foi originalmente gravado em estéreo. Essas técnicas envolveram primeiro métodos de hardware (veja Duophonic ) ou, mais recentemente, uma combinação de hardware e software. O Multitrack Studio, da Bremmers Audio Design (Holanda), usa filtros especiais para obter um efeito pseudo-estéreo: o filtro "shelve" direciona baixas frequências para o canal esquerdo e altas frequências para o canal direito, e o "COMB" "filtro adiciona um pequeno atraso no tempo do sinal entre os dois canais, um atraso quase imperceptível pelo ouvido, mas contribuindo para um efeito de "alargamento" original "fattiness" de gravação mono. 
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O circuito pseudo-estéreo especial - inventado por Tatsuya Kishii e Masao Noro , do Japão - foi patenteado nos Estados Unidos em 2003,  com patentes já anteriormente emitidas para dispositivos semelhantes. técnicas estéreo artificiais têm sido utilizados para melhorar a experiência de escuta de gravações monofônicos ou para torná-los mais "vendável" no mercado de hoje, onde as pessoas esperam estéreo. Alguns críticos expressaram preocupação sobre o uso desses métodos. 

Pseudo-estéreo é simplesmente o que você imagina, ou acidentalmente descobre, que amplia a extensão espacial percebida de um som monofônico em comparação com a exibição simples (ou seja, cada canal é alimentado por este mesmo sinal monofônico) desse sinal monofônico ao longo de um, dois ou mais alto-falantes. Uma definição simples e agradável de pseudo-estéreo foi introduzida por Schroeder (1958) em seu título: “Um efeito estereofônico artificial obtido a partir de um único sinal de áudio”.

As técnicas clássicas de pseudo-estéreo para sistemas de dois canais ,regra básica já vista anteriormente . 

    • A primeira abordagens  baseia-se na distribuição do conteúdo de frequência de um som monofônico dentro  espaço panorâmico estero. 

    • O outro método, depende da distribuição do espaço de atrasos de tempo muito curtos (não estamos falando de ecos) e de distorções de fase do sinal monofônico.

Geralmente se usa as duas juntas…

Distribuição Espacial de Frequências

Para a situação de dois canais, a realização mais simples do pseudo estéreo é o uso de um simples  filtro low-pass e high-pass , filtrado sons graves para um canal e agudos para outro. O sinal alterado esquerdo contém a maioria das frequências baixas, enquanto o sinal direito contém as altas frequências restantes. Como as inclinações dos espectros são bastante suaves, não há separação abrupta do conteúdo da freqüência original. 
O exemplo anterior apresenta  as idéias básicas de qualquer sistema pseudo estéreo  baseado na distribuição espacial do conteúdo de freqüência de um sinal monofônico, alguns outros exemplos e variações dessa realização podem ser com um atraso  usando filtro comb simples. 

Usando o comportamento básico do pseudo-estéreo de distribuição espacial das frequências de um sinal monofônico original em dois alto-falantes, você pode aplicá-lo por qualquer meio ou cruzá-lo com o som monofônico original. 

Distribuição Espacial de Atrasos de Tempo e Distorções de Fase

A compreensão do que é estéreo e do que é mono é extremamente importante.Mesmo que um som venha da direita não quer dizer que este som seja estéreo,pois pode ser que seja simplesmente um sinal mono que esteja somente soando na direita.Para se ter um sinal realmente estero é preciso que exista um delay entre os canais.
Alem do tempo de delay,devemos considerar o cancelamento de fase ,relacionado ao curtos tempos de delay.

DELAY do tipo FATTENING  ou o que engorda (1 a 30 ms)

Algo incomum acontece com este nível de delay,como já foi explicado ,nosso cérebro e ouvidos não conseguem ouvir este delay como um eco separado;ouvimos somente um som,mas bem mais encorpado.
O FATTERNING é o primeiro efeito para criar um som estéreo.Uma técnica utilizada é colocar o sinal em dois canais diferentes e em um deles  aplicar um delay menor que 30 ms ,isso faz com que o som pareça esticar-se no campo estéreo existente entre  os dois alto-falantes,muito usado para encorpar os sons magros ,como dizem os técnicos ,por ocupar mais espaço no campo estéreo.Isto provoca um efeito "magico",o som pode ter o volume menor ,mas ainda assim é perfeitamente notado .

Atenção, delay a baixo de 1 ms provoca cancelamento de fase.Isso acontece quando dois sons idéticos tem um delay entre suas fases ,como já foi falado. Dizemos que as diferenças de fase entre duas ondas geram interferências:

CONSTRUTIVAS - Quando a onda resultante tem amplitude maior que a das ondas individuais.

DESTRUTIVAS - Quando a amplitude da onda resultante é menor que a onda individual.

Apesar dos sons terem um comportamento complexo ,sitamos harmônicos e batimentos e na pratica quase não existe cancelamento total,assim quando ondas sonoras interagem no ambiente elas estão se reforçando(interferência construtiva) ou cancelando(interferência destrutiva).A situação mais problemática com relação a fase é na captação sonora com microfones ,devido ao posicionamento entre eles (vazamento de som) e a fonte sonora (fora de fase) que podem gerar delays indesejáveis... 
Sintomas de um sistema fora de fase:
  • Perde-se volume quando ambos os microfones estão ligados,especialmente em MONO(desta forma testamos se existe cancelamento de fase)       
  • Perde-se as baixas frequências
  • Perde-se a nitidez e o som parece embolado.
Existem formas de sanar o problema,a primeira é deslocar os microfone e colocá-los em fase.

Filtro Comb
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O Comb Filter ocorre quando dois sons iguais são tocados simultaneamente, porém, com atraso de um para o outro.

Em processamento de sinais, um filtro comb opera adicionando uma parte levemente defasada do sinal a si mesmo, gerando interferências construtivas e destrutivas, de modo similar à modulação em anel ou Ring Modulation muito usado em sintetizadores musicais e efeitos para instrumentos musicais . A resposta em frequência de um filtro comb consiste de uma série de picos regularmente espaçados, de modo que ele parece um comb (pente em inglês).
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Os filtros comb podem ser utilizados para a produção de efeitos de eco. 

O Comb Filter ocorre quando dois sons iguais são tocados simultaneamente, porém, com atraso de um para o outro. E isso acontece em qualquer ramo da música: 

1) Em uma sala de mixagem ouvimos o som direto das caixas somado com o som refletido na superfície do console. Obviamente, o som refletido sempre chegará aos nossos ouvidos com um mínimo de atraso em relação ao som direto;

2) Em um sistema de PA é comum ver duas caixas de som dando cobertura para um mesmo ponto na platéia. Novamente, é claro que, por essas duas caixas não ocuparem um mesmo espaço no universo, uma sempre vai estar chegando aos nossos ouvidos milésimos de segundos antes da outra;

3) Em uma microfonação, usando-se mais de um microfone, o som de uma determinada área do instrumento sempre estará chegando em um dos microfones antes de chegar no outro.

A princípio, este atraso pode ser chamado de "delay". Mas ele é tão rápido, que não chega a ser um "delay" do tipo eco. Ele é tão rápido, que nosso cérebro nem o detecta como repetição. Ouvimos um único som, mas bem diferente se estivéssemos ouvindo apenas o som original.

Conhecido como Comb Filter (filtro pente). Este nome foi dado por que, se visto em um analisador de espectro o resultado, a imagem se assemelha a um pente de cabelos, com frequências se somando e outras se cancelando sucessivamente.

Outro efeito seria de  splitter (dividir) por exemplo o sinal de uma guitarra e do delay em dois pares e inverter a fase de um dos delays, assim invertendo as frequências somadas e canceladas. Desta forma pode-se abrir o pan e fazer uma guitarra mono parecer bem estéreo!  Experimentar tempos de delays variando até atingir um resultado que combine com o timbre da guitarra e da música.  

O mesmo efeito pode ser aproveitado deliberadamente para criar efeitos de flanger.
Flanging é quando a distancia entre a fonte sonora, a área refletora e o ouvinte varia, o filtro pente desliza para cima e para baixo no espectro das frequências, produzindo um efeito característico (efeito de "um avião passando pela música").

MEDIDOR DE FASE E ESTÉREO
Também conhecido como “estereômetro” ou “galvanômetro”, originalmente se tratava de um osciloscópio que comparava os sinais L (esquerdo) e R (direito) do barramento estéreo.Não confundir com o VU (imagem a baixo)- O medidor de volume de áudio , mais conhecido como VU (unidade de volume) é um dispositivo de medição de áudio. Ele é projetado para medir visualmente a “potência” de um sinal de áudio. 


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Goniômetro (áudio)
Um goniômetro é freqüentemente incluído no equipamento de áudio analógico para exibir uma figura de Lissajous que mostra a quantidade de estéreo (isto é, diferenças de fase ) em um sinal coletado  de dois  canais distintos (estéreo) . Ele permite que o técnico de som ajuste o estéreo ideal e determine a composição de erros, como um sinal invertido. Este termo foi criado pela DK-Technologies A / S da Dinamarca.


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O goniômetro é útil porque fornece informações muito densas em uma forma analógica e surpreendentemente intuitiva. A partir da tela, pode-se obter uma boa ideia dos níveis de áudio de cada canal, da quantidade de estéreo e da sua compatibilidade como um sinal mono, até mesmo em algum grau que frequências estão contidas no sinal. Os especialistas podem até ser capazes de determinar a provável disposição dos microfones quando o sinal foi gravado.

Se alguém quiser tentar fazer um ...
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Phase Correlation Meter by Rod Elliott 
http://sound.whsites.net/project135.htm

Fazendo diy ,monte simuladores  estéreos eletrônicos!
Segue algumas matérias de antigas revistas de eletrônica que ensinavam troques simples  e as vezes não tão bons de circuitos que imitavam a estereofonia...Posteriormente irei postá-los completos no blog,mas você pode passar no blog do PICCO e garimpar...O link esta ai do lado!😀




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Conclusão
Este tutorial foi dedicado a quem realmente se importa em saber os porquês... por conteúdo  e curiosidade cientifica ,  a informação básica e resumida , aplicações práticas simples de técnicas pseudo-estéreo que podem ser estendidas e testadas por quem se aprofundar. 

Resumidamente , podemos saber que é possível dar “volume” a um registro monofônico usando técnicas pseudo-estéreo. Essas técnicas compartilham um ponto comum: transformar o sinal monofônico em  sinais diferentes (usando EQ, filtros, distorções de fase e atrasos de tempo) que são então enviados para os alto-falantes  de um determinado sistema multicanal. Ao fazer isso, a radiação de som multicanal resultante é mais como uma fonte de som estendido e acilante  no espaço: uma fonte de som com caracteres diferentes que nós faz acreditar estar ouvindo em estéreo,mas apenas truques  no conteúdo de freqüência e  atrasos alterando a percepção em função do espaço.

MATERIAL DE APOIO:
Eu resumi, misturei ou utilizei informação destas fontes. Por isso agradeço a eles por dividir seu conhecimento. Pode alguma coisa não estar correta na informação ou transcrição, por favor fique a vontade para me ajudar a melhorar.

The Art Of Mixing (A Arte da Mixagem) - David Gibson

https://en.wikipedia.org/wiki/Binaural_fusion
https://en.wikipedia.org/wiki/Precedence_effect
https://en.wikipedia.org/wiki/Stereophonic_sound
http://bileskydiscos.com.br/blog/2017/01/25/voce-sabe-a-diferenca-entre-som-estereo-e-mono-confira/
http://academiadoprodutormusical.com/blog/1811-medidor-de-fase-e-de-estereo/
https://en.wikipedia.org/wiki/Duophonic
http://tenwatts.blogspot.com.br/2008/04/reprocessed-from-monophonic.html
http://econtact.ca/8_3/gauthier.html
https://groups.google.com/forum/#!topic/rec.music.classical.recordings/wwm_bqg5k7w
https://en.wikipedia.org/wiki/Comb_filter
http://www.musitec.com.br/revistas/?c=902
http://www.elvis-atouchofgold.com/electronically-reprocessed/
http://www.forroemvinil.com/luiz-gonzaga-o-canto-jovem-de-luiz-gonzaga/
https://www.sombinario.com/fase/
http://www.recordinginstitute.com/da154/ARP/chap3Sig/0305delsh.html
https://patents.google.com/patent/US6636608B1/en
https://en.wikipedia.org/wiki/Goniometer_(audio)
http://sound.whsites.net/project135.htm
https://www.soundonsound.com/sound-advice/q-what-exactly-comb-filtering
http://www.nathansheldon.com/xp-80/ring_modulator_operation.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Stereo_Quadraphonic
http://www.usaudiomart.com/details/649266943-fosgate-research-tate-ii-101a-surround-stereo-processor-sq-quadraphonic-vg-woriginal-manual/images/1201033/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Flanging
https://www.audioreporter.com.br/resenha/vu-meter-o-que-e-isso/

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