quarta-feira, 8 de abril de 2015

Música Eletrônica no Brasil? Parte 2

SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL

PROJETO SYNTH-DIY

Música Eletrônica no Brasil?


Parte 2

MOOG, os sintetizadores e muito mais …

Robert Arthur "Bob" Moog (23 de maio, 1934 – 21 de agosto de 2005), foi um americano pioneiro na música eletrônica, mais conhecido como o inventor do sintetizador Moog.
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Projeto eletrônico inovador o sintetizador de Moog , como Mini-moog Model D, instrumento capaz de “sintetizar sons” e “criar texturas sonoras” é uma orquestra eletrônica sintética.

Grandes compositores e músicos internacionais aparecem para domar os sintetizadores, Wendy Carlos, Vangelis , Giorgio Moroder ,Don Buchla,Keith Emerson,Rick Wakeman, John Cage,Gershon Kingsley,Clara Rockmore,Jean Jacques Perrey e Kurstin Pamelia.

Anos 70,o rock adere aos sintetizadores, a “disco-music” cria “grooves” dançantes e o punk rock experimenta…A música feita eletronicamente começa a se tornar pop...


O Brasil em meio a ditadura entra no cenário progressista modestamente e lentamente influenciados por bandas internacionais como :Yes ,Pink Floyd ,Genesis...



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O exemplo maior no Brasil é a banda OS MUTANTES, com a mistura de instrumentos de vários tipos, distorções de guitarra e sintetizadores apresentavam experimentalismo e um novo jeito de fazer Rock …


SOM NOSSO DE CADA DIA, O Terço, Terreno Baldio e outras bandas da época empregavam também os sons eletrônicos…


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Bandas de rock progressivo….Usavam instrumentos eletrônicos, particularmente teclados como órgão Hammond, piano , mellotron , sintetizadores Moog (moog modular e minimoog) e sintetizadores ARP, em adição à combinação usual do rock de guitarra, baixo e bateria. Além disso, instrumentos pouco ligados à estética rock, como exemplo a flauta... 
A busca de novos timbres e novos padrões sonoros, conseguidos naturalmente através desses instrumentos ou tratados em estúdios, também sempre foi uma obsessão de seus músicos e admiradores, ávidos por atingirem as portas da percepção sonora e de sons transcendentais.

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Parte da juventude nos países de primeiro mundo adotaram o “faça você mesmo” como lema artístico e comportamental. O Punk, com seu rock básico, acelerado , visceral , um visual agressivo e uma ironia debochado, tendo como expoentes os Sex Pistols e os Ramones.


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Foi na década de70 que o estilo eletrônico foi revolucionado pela genialidade da banda alemã Kraftwerk, que fez a Música Eletrônica ser popularizada mundialmente … 



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Alguns pianistas de jazz como Herbie Hancock, Chick Corea, Joe Zawinul (Weather Report) e Jan Hammer (Mahavishnu Orchestra) começaram a usar os sintetizadores em gravações de jazz fusion entre 1972 e 1974.



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A música pop era a disco music ou música de discoteca, pois eram geralmente discos de vinil ou fitas magnéticas tocados por Dj(Disc Jóquei ) , baseada ou influenciada pela música negra americana, com pitadas latinas e arranjos rítmicos e elaborados. A era da discoteca foi repleta de canções alto-astral, feitas puramente para dançar, como mostram os sucessos de Donna Summer, Abba e KC & The Sunshine Band.

No Brasil, a onda da disco music se popularizou muito mais que o movimento punk e o rock ,que eram geralmente tratados como “underground”. Na segunda metade da década de 70, as discotecas brasileiras eram um dos principais centros de entretenimento. A febre da disco music se espalhou pelo país .O fenômeno permitiu também o surgimento de uma versão brasileirada e mais superficial , movidas pelo modismo da época, como As Frenéticas, Lady Zu e Tim Maia. E versões mais estereotipadas ,populares e bregas do gênero ficaram por conta de artistas como Sidney Magal e Gretchen.

É a fronteira do acadêmico, experimental ou conceitual das décadas anteriores são gradativamente deixados para trás, são os primeiros passos e fundamentos da música eletrônica popular moderna.


MATERIAL DE APOIO:

Eu resumi, misturei ou utilizei informação destas fontes. Por isso agradeço a eles por dividir seu conhecimento. Pode alguma coisa não estar correta, por favor, fique à vontade para me ajudar a melhorar.

http://pessoas.hsw.uol.com.br/anos-701.htm



EDYNEL- 2015

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terça-feira, 31 de março de 2015

Música Eletrônica no Brasil? Parte 1

SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL

PROJETO SYNTH-DIY

Música Eletrônica no Brasil?

Parte 1

No início, a Musica Eletroacústica conceitual e acadêmica.

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A música eletrônica moderna tem seu marco histórico referenciado em 1948, com a difusão do Concert de Bruits pela Radiodiffusion-Télévision Française, influência do francês Pierre Schaeffer que criou a musique concrète.Schaeffer foi considerado um dos mais influentes compositores em músicas experimentais, eletroacústicas e posteriormente considerado músico eletrônico. Sua colaboração e empreendimentos são considerados marcos na história música eletrônica e  experimental mundial. 
  
Enquanto no primeiro mundo as experimentações sonoras cresciam e tomavam espaço…
O Brasil um país de terceiro mundo tinha também experiências eletroacústicas ,apesar de defasadas tecnológica e culturalmente.

O compositor Reginaldo de Carvalho, em 1956, compôs em Paris as primeiras obras eletroacústicas brasileiras. Em Paris, na década de 50, foi aluno de composição de Olivier Messiaen e um dos primeiros discípulos de Pierre Schaeffer, o criador da música concreta.

De volta ao Brasil, Carvalho dirigiu o Instituto Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, que se tornou um centro para pesquisa e divulgação da música experimental. Foi aí que Jorge Antunes, encontra espaço para desenvolver suas pesquisas em música eletrônica.

 A etapa pioneira, que se estende por pouco mais de uma década a partir de 1956 é marcada pela atuação de Reginaldo de Carvalho, Jorge Antunes e do Grupo Música Nova de São Paulo. São realizados no Rio de Janeiro os primeiros estudos para fita magnética (R. de Carvalho: Si bemol, 1956) e as primeiras peças com sons exclusivamente eletrônicos (J. Antunes: Valsa Sideral: 1962).   

Música Eletrônica no Brasil? Parte 1 - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL

Uma nova etapa se inicia na primeira metade da década de setenta, com a utilização de recursos eletroacústicos em obras de estilos diversos por compositores isolados em diferentes regiões do país.

Foi, também, nos anos 70, que algumas universidades brasileiras começaram a integrar, em seus corpos docentes, vários dos compositores pesquisadores brasileiros pioneiros da chamada geração Revox. Revox é uma marca suíça de equipamentos eletrônicos fundada em 1951,todos os compositores usavam um gravador de rolo como REVOX A700.

Música Eletrônica no Brasil? Parte 1 - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL

Mas o Brasil como sempre mostrava seu nível cultural e educacional ,estando constantemente indiferente a estes assuntos. No final da década de sessenta, a música eletroacústica começa a ser produzida em diferentes partes do país. São peças que na sua maioria utilizam material concreto e manipulações simples de gravadores, combinadas com vozes ou instrumentos.   

 No final dos anos 80, com o relativo barateamento dos equipamentos eletrônicos e o acesso aos computadores pessoais, finalmente, a produção eletroacústica pode expandir-se no país.

Nos anos 90 a criação de estúdios e laboratórios em diversas universidades brasileiras dá impulso decisivo à produção de música eletroacústica.

Hoje a situação parece um pouco melhor com relação a situação da pesquisa musical nas Universidades brasileiras .

 A disseminação de computadores pessoais com recursos de áudio e a facilidade para se montar um home-studio estão impulsionando o surgimento de uma nova geração de músicos interessados no uso de tecnologias eletrônicas e digitais aplicadas à música, embora na maioria das vezes esses músicos estejam mais envolvidos com as práticas da música popular do que com a estética eletroacústica. 

Apesar disso, hoje contamos com uma produção significativa em termos quantitativos e qualitativos e que começa a ter reconhecimento nos círculos musicais brasileiros e no exterior. Entretanto, falta ainda a realização de um trabalho de mapeamento amplo e, principalmente, de registro dessa produção que tem a maior importância na composição da história da música brasileira realizada nas últimas décadas.

Esta forma de arte tem quase 70 anos, mas é ainda revolucionária e de vanguarda, com grandes contribuições para a música do século XXI no Brasil e no mundo .



MATERIAL DE APOIO:
Eu resumi, misturei ou utilizei informação destas fontes. Por isso agradeço a eles por dividir seu conhecimento. Pode alguma coisa não estar correta, por favor, fique à vontade para me ajudar a melhorar.

http://en.wikipedia.org/wiki/Revox
http://en.wikipedia.org/wiki/Pierre_Schaeffer
http://www.sonora.iar.unicamp.br/index.php/sonora1/article/viewFile/5/5
https://www.facebook.com/LatinAmericanMusicCenter/posts/10151606457204055
http://www.ufrgs.br/musicaeletronica/portoweb/pag4.htm
http://www.overmundo.com.br/overblog/a-evolucao-da-musica-eletronica

EDYNEL- 2015

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quinta-feira, 12 de março de 2015

A FAMOSA BATERIA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 !

PROJETO SYNTH-DIY

SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL

Atualizado!2021

A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 !

Algumas pessoas lembram desta bateria inusitada e interessante que apareceu no final da década de 80 e perdurou por um período dos anos 90 ?
Eu comprei a minha "Bateria eletrônica de dedo  Sensor Rhythm 7 "no antigo “paraíso da eletrônica”, Santa Efigênia! Acredito que por volta de 1987,eu estava fascinado por KRAFWERK, e queria brincar de fazer “música”…
Abaixo replica da bateria eletrônica do KRAFTWERK, que se tocava com varas de metal!


A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 ! - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
KRAFTWERK - Wolfgang Flür and Karl Bartos
electronic drum kraftwerk cover
Replica da bateria eletrônica do KRAFTWERK, que se tocava com varas de metal!

Eu ia comprar peças eletrônicas por lá, pois consertava TV, rádio…Não saia dela…
Achei fantástico, o cara da loja estava demostrando, batendo o dedo nas chapinhas de metal e saia um som muito legal…Viajei, me vi tocando na Alemanha! Comprei!
Brinquei muito, apesar de ser artesanal durou muito tempo, ate que quebrei, desmontei …
E passaram anosSomente sobrou a placa…Essa ai...

A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 ! - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
Placa detona da antiga bateria de dedo o nome era Bateria eletrônica de dedo  Sensor Rhythm 7
A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 ! - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
Bateria eletrônica de dedo  Sensor Rhythm 7


RECUPERADA COMO PROTÓTIPO,FINALMENTE!
Ai...la por 2010 comecei a ressuscitar a minha bateria.
Remendei tudo na placa que estava quebrado e tinha muitas gambiarras de fios em sua construção bem grosseira e artesanal ..Fui atrás do CI que gerava os timbres, que estava raspado e pifado e dai comecei pesquisar afundo essa bateria , seu circuito e ramificações ...

O GRANDE OSCILADOR T!

O CI não achei o seu valor mas descobri inúmeras possibilidades, optei pela mais simples transistores...
Acho que lá por 2012 eu consegui recuperar e melhora alguns aspectos da original, tive que fazer o esquema elétrico copiando trilha por trilha e convertendo em diagrama...

A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 ! - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
Bateria eletrônica de dedo  Sensor Rhythm 7 recuperada!

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Bateria eletrônica de dedo  Sensor Rhythm 7 recuperada! como protótipo...

A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 ! - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
Bateria eletrônica de dedo  Sensor Rhythm 7 recuperada!

A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 ! - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
Bateria eletrônica de dedo  Sensor Rhythm 7 recuperada!

A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 ! - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
Bateria eletrônica de dedo  Sensor Rhythm 7 recuperada!


Ouça o som dela!

ATUALIZAÇÃO E CONSERTO - BATERIA ELETRÔNICA DE DEDO SPINEER 1990-2020

Recentemente em 2020 tive a oportunidade de recuperar uma  bateria daquelas antigas, a SPINEER que foi fabricada  30 anos atrás. O CI raspado estava funcionando e pude analisar o sinal, como suspeitava era uma  porta logica. Mas a qualidade não era tão boa quanto eu imaginava. 

bateria   SPINEER para conserto A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 ! - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
bateria   SPINEER para conserto ci raspado




 VERSÃO BETA EHD-1

As duas primeiras baterias EHD-1 serie BETA ,batizei assim ELECTRONIC HAND DRUM estavam prontas e em teste! Mas eu já tinha tudo armado desde de 2014,layout de placa profissional ,e serigrafia da caixa ,os detalhes de montagem ok...Mas tudo na raça!
Depois de muitos cancelamentos, dificuldades e algum desânimo financeiro...
Em 01/08/16 foi vendida a primeira bateria produzida por mim...

E HORA DE PUXAR A SARDINHA PRO MEU LADO!

Atenção !

LEIA MUITO BEM ANTES DE COMPRAR!
Não recomendada para quem não é a adepto do experimentalismo ou  teve contato ou conhece seu funcionamento.

Antes de continuar leia e veja o vídeo demonstrativo.

Faça uma pesquisa se tem interesse e nunca ouvi falar nesta bateria!

Mas observe que é uma fabricação manual  e leva tempo para montar e preparar cada KIT. O kit contem a bateria , a fonte e um manualzinho básico.

Não se esqueça EHD-1 é uma bateria artesanal ,simples , pratica e vintage...Não é feita em uma fábrica ou em série, mas sim trabalho ocasional e de certa forma artístico ,a minha diversão compartilhada ...


 SOMENTE MERCADO LIVRE, link na pagina !

CUIDADO COM FALSOS ANUNCIOS ,CLONARAM TODAS AS IMAGENS E INFORMAÇÔES EM SITES FRAUDULENTOS!




AQUI estou informando sobre dúvidas que as pessoas têm sobre esta bateria!

O sons criados e a forma de funcionamento deste clone (EHD-1) que montei é similar ao da bateria de dedo original dos anos 80  ,tem que ser parecida com a que era produzida na época …

Observe as similaridades e informações :

  • Não possui regulagem manual para efeitos ou qualquer tipo de modificação no sinal ou efeito ,além da regulagem de ganho ou volume do sinal de saída de áudio unificado que é MONO .

  • Não é uma bateria profissional e nem é possível obter estes resultados específicos pela simplicidade analógica do circuito. Para isto seria preciso mais espaço físico ,mais estágios eletrônicos, ,como moduladores, efeitos de profundidade e ai entra os conceitos de sintetizador…(VCO,VCA,VCF…)

  • No conceito e tipo desta bateria não se aplica nenhum acréscimo de dispositivos internos, antes de tudo ela é mais um brinquedo, depois uma forma experimental de criar sons e o uso da imaginação pode ser interessante .Mas longe de um instrumento musical modular  ,completo como os industrializado. Com base neste circuito é possível criar outras versões ,mas isto muda totalmente o jeito de fazer a bateria...

  • Para refinar ou modificar o som ao gosto do ouvinte ou manipulador,  aplica-se circuitos externos; tais como pré-amplificadores com regulagem tonal ou equalizador, câmeras de eco ou delay ou um sintetizador para modificar o som original ,criando uma síntese sonora do som original ..Mas tudo isto a nível experimentação!

  • Ou seja ,esta bateria é uma montagem padronizada para uma mesma sonoridade e timbre , sem regulagens ou adaptações internas como era a bateria original dos anos 80…Somente quem teve ou brincou com uma tem mais conhecimento ...


  • Neste caso eu aconselho a quem queira ter uma relevar tais observações...Rever seus conceitos e ter certeza da sua necessidade...Aqui no blog tem uma explicação de como é por dentro uma bateria deste tipo. Pois ela   é indicada para primeiramente diversão ,a imaginação das pessoas e depois para músicos conceituais ou experimentadores,geralmente referente a musica feita eletronicamente...

BATERIA ELETRÔNICA EHD-1

juninho antenas mult marcas colecionador e satisfeito coma a BATERIA DE DEDO ou MÃO EHD-1
16 de set. de 2021



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Bateria eletrônica de dedo  EHD-1!

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Bateria eletrônica de dedo  EHD-1!

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Bateria eletrônica de dedo  EHD-1!

Manual bateria EHD-1
Parte do manual da Bateria eletrônica de dedo  EHD-1!

Fazendo experimentos criativos...Bateria eletrônica de dedo  EHD-1!

MAIS INFORMAÇÃO!

MUSEU DA FAMOSA BATERIA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 !

Aqui compilei tudo que encontro sobre ela...
Esta bateria é analógica e seu sistema é baseado em filtros ,osciladores ,triggers e amplificadores, como era nas baterias vintage fabricadas e muito complexas da época
Além de ser divertido, com alguma prática podemos usar em performances, pois além de um som interessante é peculiar…Acredito que esta bateria foi criada somente no Brasil, claro ela  é baseada nas baterias eletrônicas de marcas comerciais da época…Mas eu tentei achar algo em outros países, mas não tem exatamente assim…


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Bateria eletrônica de mão - revista POPULAR ELETRONICS -1974!

Acima uma bateria parecida que  usa chaves ao invés do toque do dedo, publicada na  revista POPULAR ELETRONICS -1974!


George Romano é o pai da criança!

Depois em 2017 descobri por intermédio de Eric Marke no Facebook quem foi o autor original desta bateria...
Existe ai uma confusão sobre a historia inicial, eu consegui falar com o Sr. ROMANO através do Facebook e ele me reportou de forma informal uma versão...
Próprio GEORGE ROMANO me disse no FACEBOOK" o projeto original quando começou era mais simples eu não fabriquei dei de presente e a pessoa continuou o circuito e muito simples todo analógico"

Ai o  Eric Marke me contatou em 2018 nos comentários do blog e disse que a versão real era outra...
A versão "oficial" ,pois foi publicada em um livro :prof. Eric Marke (autor), RATIFICANDO a informação segundo suas palavras:
O livro MEB
MEB - A História da Música Eletrônica Brasileira
"Quem criou aqui no Brasil foi o engenheiro George Romano por volta de 1983-84 depois de trabalhar na Audac, onde resolveu montar sua própria empresa. O mesmo não fez nenhum protótipo, e só tinha um diagrama / esquema elétrico aonde resolveu vender para algumas lojas na Sta. Efigênia em São Paulo, SP, na época. Sua história completa encontra no meu livro, MEB, A História da Música Eletrônica Brasileira, publicado em setembro de 2017 pela Editora Literarua. 
abraços eletrônicos & valvulados, prof. Eric Marke (autor)"


Após ler o livro "MEB - A História da Música Eletrônica Brasileira" do Eric Marke  ,recomendo .O livro MEB é único e traz minuciosa informação sobre a musica eletrônica tupiniquim.

Agora  em 2019 descobri mais uma versão relatada na Tese de Doutorado - "Práticas de luteria na música experimental brasileira" (2018), do autor: Lima, José Guilherme Allen (Catálogo USP),onde existe uma conversa mais longa com o inventor original.

Drummer Boy e SLICIE

Capítulo 3.3.1 Drummer Boy e SLICIE a partir pg. 132 tem muita informação histórica sobre a bateria.
Eu recomendo ler ...Há !E agradeço ao autor por me citar e ao blog em seu interessante estudo...Observando que o mesmo autor foi orador em um congresso internacional onde explanou sobre estes assuntos..."The Gatorra: a Technologically Disobedient Instrument for Protest Music" . GRATO!
Você pode ver isso e outras contribuição do nosso blog neste link!
https://electronicsartisanedynel.blogspot.com/2019/06/galeria-de-honra-referencia.html

Abaixo clones que existiram na época!

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bateria DINAMICA D-1000

Recuperei imagens dos clones da antiga bateria, não posso afirmar qual foi a original …


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bateria PONTUS


Notei que muitas pessoas procuram ou se interessam por esta bateria. Na internet sempre aparece alguém vendendo um dos clones antigos …Mas esta cada vez mais raro achá-las...


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Bateria eletrônica de dedo SLICIE  clone ou vice-versa  Sensor Rhythm 7

O culto a essa bateria CULT oscila, as vezes a procura aumenta e muita gente quer uma...Notei que o pessoal das bandas gospel ou evangélicas e as bandas experimentas ,noise chamadas de Grindcore já me contataram...
Bateria eletrônica de dedo  Sensor Rhythm 7  CLONE

Muitas procedências de época do mesmo modelo…


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Bateria eletrônica de dedo  BATRONIC 7  CLONE


PONTUS, Spineer , Slcie, Dinamica, Batronic...

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Bateria eletrônica de dedo  SPINNER  CLONE

Bateria - Drum  BATTECH

Publicado em 14 de maio de 2021
Bateria eletrônica de dedo   BATTECH  CLONE
Bateria eletrônica de dedo   BATTECH  CLONE

 

VIDEOS SOBRE A BATERIA NO YOUTUBE!

Instrumento musical. Bateria eletrônica .
Publicado em 5 de out de 2016

Bateria eletrônica DRUM ou de dedos

Publicado em 4 de fev de 2017


Bateria - Drum Slicie 

Publicado em 11 de jul de 2017

Modelo da bateria eletrônica anos 91
5 de set. de 2020


Bateria artesanal de mão eletrônica
4 de set. de 2020


RARIDADE (Musica feita com a bateria )

Antiga gravação com a primeira banda de 1994 / Com bateria de mão
Demo de fita cassete antiga
O Stereokromatik de Recife criado por Riva Lima traz uma linha retrô tocando  músicas eletrônica dos anos 80 e 90.




Lembrando:

Bateria eletrônica analógica

A bateria eletrônica é um instrumento musical eletrônico projetado para imitar o som de instrumentos de percussão, a síntese sonora imita um instrumento acústico.

A síntese de som de instrumentos de percussão

A principal diferença entre as primeiras máquinas eletrônicas analógicas de percussão e os equipamentos mais modernos é que usavam a já referida técnica de síntese de som ao invés da amostragem digital atual. Por exemplo, uma Caixa ou repique (snare drum) , o som normalmente se cria usando ruído branco. Por esta razão, muitas destas máquinas analógicas têm alcançado um certo "status cult” (VINTAGE) e são procuradas para uso na produção da moderna música eletrônica, exemplo notável e o Roland TR-808.
O ruído branco é comumente usado na produção de música eletrônica, em geral diretamente ou como uma entrada para um filtro para criar outros tipos de sinal de ruído. Ele é usado extensivamente na síntese sonora, geralmente para recriar instrumentos de percussão tais como crash ,cymbals, hi-hat chick ou pratos, que têm alto teor de ruído em seu domínio de frequência.
EDYNEL- 2015
atualizado - 2022
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