terça-feira, 31 de março de 2015

Música Eletrônica no Brasil? Parte 1

SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL

PROJETO SYNTH-DIY

Música Eletrônica no Brasil?

Parte 1

No início, a Musica Eletroacústica conceitual e acadêmica.

Música Eletrônica no Brasil? Parte 1 - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
A música eletrônica moderna tem seu marco histórico referenciado em 1948, com a difusão do Concert de Bruits pela Radiodiffusion-Télévision Française, influência do francês Pierre Schaeffer que criou a musique concrète.Schaeffer foi considerado um dos mais influentes compositores em músicas experimentais, eletroacústicas e posteriormente considerado músico eletrônico. Sua colaboração e empreendimentos são considerados marcos na história música eletrônica e  experimental mundial. 
  
Enquanto no primeiro mundo as experimentações sonoras cresciam e tomavam espaço…
O Brasil um país de terceiro mundo tinha também experiências eletroacústicas ,apesar de defasadas tecnológica e culturalmente.

O compositor Reginaldo de Carvalho, em 1956, compôs em Paris as primeiras obras eletroacústicas brasileiras. Em Paris, na década de 50, foi aluno de composição de Olivier Messiaen e um dos primeiros discípulos de Pierre Schaeffer, o criador da música concreta.

De volta ao Brasil, Carvalho dirigiu o Instituto Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, que se tornou um centro para pesquisa e divulgação da música experimental. Foi aí que Jorge Antunes, encontra espaço para desenvolver suas pesquisas em música eletrônica.

 A etapa pioneira, que se estende por pouco mais de uma década a partir de 1956 é marcada pela atuação de Reginaldo de Carvalho, Jorge Antunes e do Grupo Música Nova de São Paulo. São realizados no Rio de Janeiro os primeiros estudos para fita magnética (R. de Carvalho: Si bemol, 1956) e as primeiras peças com sons exclusivamente eletrônicos (J. Antunes: Valsa Sideral: 1962).   

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Uma nova etapa se inicia na primeira metade da década de setenta, com a utilização de recursos eletroacústicos em obras de estilos diversos por compositores isolados em diferentes regiões do país.

Foi, também, nos anos 70, que algumas universidades brasileiras começaram a integrar, em seus corpos docentes, vários dos compositores pesquisadores brasileiros pioneiros da chamada geração Revox. Revox é uma marca suíça de equipamentos eletrônicos fundada em 1951,todos os compositores usavam um gravador de rolo como REVOX A700.

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Mas o Brasil como sempre mostrava seu nível cultural e educacional ,estando constantemente indiferente a estes assuntos. No final da década de sessenta, a música eletroacústica começa a ser produzida em diferentes partes do país. São peças que na sua maioria utilizam material concreto e manipulações simples de gravadores, combinadas com vozes ou instrumentos.   

 No final dos anos 80, com o relativo barateamento dos equipamentos eletrônicos e o acesso aos computadores pessoais, finalmente, a produção eletroacústica pode expandir-se no país.

Nos anos 90 a criação de estúdios e laboratórios em diversas universidades brasileiras dá impulso decisivo à produção de música eletroacústica.

Hoje a situação parece um pouco melhor com relação a situação da pesquisa musical nas Universidades brasileiras .

 A disseminação de computadores pessoais com recursos de áudio e a facilidade para se montar um home-studio estão impulsionando o surgimento de uma nova geração de músicos interessados no uso de tecnologias eletrônicas e digitais aplicadas à música, embora na maioria das vezes esses músicos estejam mais envolvidos com as práticas da música popular do que com a estética eletroacústica. 

Apesar disso, hoje contamos com uma produção significativa em termos quantitativos e qualitativos e que começa a ter reconhecimento nos círculos musicais brasileiros e no exterior. Entretanto, falta ainda a realização de um trabalho de mapeamento amplo e, principalmente, de registro dessa produção que tem a maior importância na composição da história da música brasileira realizada nas últimas décadas.

Esta forma de arte tem quase 70 anos, mas é ainda revolucionária e de vanguarda, com grandes contribuições para a música do século XXI no Brasil e no mundo .



MATERIAL DE APOIO:
Eu resumi, misturei ou utilizei informação destas fontes. Por isso agradeço a eles por dividir seu conhecimento. Pode alguma coisa não estar correta, por favor, fique à vontade para me ajudar a melhorar.

http://en.wikipedia.org/wiki/Revox
http://en.wikipedia.org/wiki/Pierre_Schaeffer
http://www.sonora.iar.unicamp.br/index.php/sonora1/article/viewFile/5/5
https://www.facebook.com/LatinAmericanMusicCenter/posts/10151606457204055
http://www.ufrgs.br/musicaeletronica/portoweb/pag4.htm
http://www.overmundo.com.br/overblog/a-evolucao-da-musica-eletronica

EDYNEL- 2015

Síntese Sonora SYNTH - DIY agradece sua visita!


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