Este blog é uma janela do meu trabalho (Hobby), ao qual chamo “ ELETRÔNICA ARTESANAL” , principalmente sintetizadores e outros instrumentos eletrônicos construídos artesanalmente para auxiliar ou gerar algum tipo de síntese sonora e musical.
HANDMADE ELECTRONIC by EDYNEL
Robert Arthur "Bob" Moog (23 de
maio, 1934 – 21 de agosto de 2005), foi um americano pioneiro na
música eletrônica, mais conhecido como o inventor do sintetizador
Moog.
Projeto eletrônico inovador o sintetizador
de Moog , como Mini-moog Model D, instrumento capaz de “sintetizar
sons” e “criar texturas sonoras” é uma orquestra eletrônica
sintética.
Grandes compositores e músicos
internacionais aparecem para domar os sintetizadores, Wendy Carlos,
Vangelis , Giorgio Moroder ,Don
Buchla,Keith Emerson,Rick Wakeman, John Cage,Gershon Kingsley,Clara
Rockmore,Jean Jacques Perrey e Kurstin Pamelia.
Anos 70,o rock adere aos sintetizadores, a
“disco-music” cria “grooves” dançantes e o punk rock
experimenta…A música feita eletronicamente começa a se tornar
pop...
O Brasil em meio a ditadura entra no cenário progressista
modestamente e lentamente influenciados por bandas internacionais
como :Yes ,Pink Floyd ,Genesis...
O exemplo maior no
Brasil é a banda OS MUTANTES, com a mistura de instrumentos de
vários tipos, distorções de guitarra e sintetizadores
apresentavam experimentalismo e um novo jeito de fazer Rock …
SOM NOSSO DE CADA DIA, O
Terço, Terreno Baldioe outras
bandas da época empregavam também os sons eletrônicos…
Bandas de rock progressivo….Usavam
instrumentos eletrônicos, particularmente teclados como órgão
Hammond, piano , mellotron , sintetizadores Moog (moog modular e
minimoog) e sintetizadores ARP, em adição à combinação usual do
rock de guitarra, baixo e bateria. Além disso, instrumentos pouco
ligados à estética rock, como exemplo a flauta...
A busca de novos
timbres e novos padrões sonoros, conseguidos naturalmente através
desses instrumentos ou tratados em estúdios, também sempre foi uma
obsessão de seus músicos e admiradores, ávidos por atingirem as
portas da percepção sonora e de sons transcendentais.
Parte da juventude nos países de primeiro
mundo adotaram o “faça você mesmo” como lema artístico e
comportamental. O Punk, com seu rock básico, acelerado , visceral ,
um visual agressivo e uma ironia debochado, tendo como expoentes os
Sex Pistols e os Ramones.
Foi na década de70 que o estilo eletrônico
foi revolucionado pela genialidade da banda alemã Kraftwerk, que
fez a Música Eletrônica ser popularizada mundialmente …
Alguns pianistas de jazz como Herbie Hancock,
Chick Corea, Joe Zawinul (Weather Report) e Jan Hammer (Mahavishnu
Orchestra) começaram a usar os sintetizadores em gravações de
jazz fusion entre 1972 e 1974.
A música pop era a disco music ou música
de discoteca, pois eram geralmente discos de vinil ou fitas
magnéticas tocados por Dj(Disc Jóquei ) , baseada ou
influenciada pela música negra americana, com pitadas latinas e
arranjos rítmicos e elaborados. A era da discoteca foi repleta de
canções alto-astral, feitas puramente para dançar, como mostram os
sucessos de Donna Summer, Abba e KC & The Sunshine Band.
No Brasil, a onda da disco music se
popularizou muito mais que o movimento punk e o rock ,que eram
geralmente tratados como “underground”. Na segunda metade da
década de 70, as discotecas brasileiras eram um dos principais
centros de entretenimento. A febre da disco music se
espalhou pelo país .O fenômeno permitiu também o surgimento de uma
versão brasileirada e mais superficial , movidas pelo modismo da
época, como As Frenéticas, Lady Zu e Tim Maia. E versões mais
estereotipadas ,populares e bregas do gênero ficaram por conta de
artistas como Sidney Magal e Gretchen.
É a fronteira do acadêmico, experimental ou
conceitual das décadas anteriores são gradativamente deixados para trás,
são os primeiros passos e fundamentos da música eletrônica popular
moderna.
MATERIAL DE APOIO:
Eu resumi, misturei ou
utilizei informação destas fontes. Por isso agradeço a eles por
dividir seu conhecimento. Pode alguma coisa não estar correta, por
favor, fique à vontade para me ajudar a melhorar.
No
início, a Musica Eletroacústica conceitual e acadêmica.
A música eletrônica moderna tem seu marco histórico referenciado
em 1948, com a difusão do Concert de Bruits
pela Radiodiffusion-Télévision Française, influência do francês
Pierre Schaeffer que criou a musique concrète.Schaeffer foi
considerado um dos mais influentes compositores em músicas
experimentais, eletroacústicas e posteriormente considerado músico
eletrônico. Sua colaboração e empreendimentos são considerados
marcos na história música eletrônica e experimental mundial.
Enquanto no primeiro mundo as experimentações sonoras cresciam e
tomavam espaço… O Brasil um país de terceiro mundo tinha também experiências
eletroacústicas ,apesar de defasadas tecnológica e culturalmente.
O compositor Reginaldo de Carvalho, em 1956, compôs em Paris as
primeiras obras eletroacústicas brasileiras. Em
Paris, na década de 50, foi aluno de composição de Olivier
Messiaen e um dos primeiros discípulos de Pierre Schaeffer, o
criador da música concreta.
De volta ao Brasil, Carvalho dirigiu o Instituto Villa-Lobos, no Rio
de Janeiro, que se tornou um centro para pesquisa e divulgação da
música experimental. Foi aí que Jorge Antunes, encontra espaço
para desenvolver suas pesquisas em música eletrônica.
A etapa
pioneira, que se estende por pouco mais de uma década a partir de
1956 é marcada pela atuação de Reginaldo de Carvalho, Jorge
Antunes e do Grupo Música Nova de São Paulo. São realizados no
Rio de Janeiro os primeiros estudos para fita magnética (R. de
Carvalho: Si bemol, 1956) e as primeiras peças com sons
exclusivamente eletrônicos (J. Antunes: Valsa Sideral: 1962).
Uma nova etapa se inicia na primeira metade da década de setenta,
com a utilização de recursos eletroacústicos em obras de estilos
diversos por compositores isolados em diferentes regiões do país.
Foi, também, nos anos 70, que algumas universidades brasileiras
começaram a integrar, em seus corpos docentes, vários dos
compositores pesquisadores brasileiros pioneiros da chamada geração
Revox. Revox
é
uma marca suíça
de equipamentos eletrônicos fundada
em 1951,todos
os
compositores
usavam um gravador de rolo como REVOX
A700.
Mas o Brasil como sempre mostrava seu nível cultural e educacional
,estando constantemente indiferente a estes assuntos. No final da
década de sessenta, a música eletroacústica começa a ser
produzida em diferentes partes do país. São peças que na sua
maioria utilizam material concreto e manipulações simples de
gravadores, combinadas com vozes ou instrumentos. No final dos anos 80, com o relativo barateamento dos equipamentos
eletrônicos e o acesso aos computadores pessoais, finalmente, a
produção eletroacústica pode expandir-se no país.
Nos anos 90 a criação de estúdios e laboratórios em diversas
universidades brasileiras dá impulso decisivo à produção de
música eletroacústica.
Hoje a situação parece um pouco melhor com relação a situação
da pesquisa musical nas Universidades brasileiras .
A disseminação
de computadores pessoais com recursos de áudio e a facilidade para
se montar um home-studio estão impulsionando o surgimento de uma
nova geração de músicos interessados no uso de tecnologias
eletrônicas e digitais aplicadas à música, embora na maioria das
vezes esses músicos estejam mais envolvidos com as práticas da
música popular do que com a estética eletroacústica.
Apesar
disso, hoje contamos com uma produção significativa em termos
quantitativos e qualitativos e que começa a ter reconhecimento nos
círculos musicais brasileiros e no exterior. Entretanto, falta
ainda a realização de um trabalho de mapeamento amplo e,
principalmente, de registro dessa produção que tem a maior
importância na composição da história da música brasileira
realizada nas últimas décadas.
Esta forma de arte tem quase 70 anos, mas
é ainda revolucionária e de vanguarda, com grandes contribuições
para a música do século XXI no Brasil e no mundo .
MATERIAL DE APOIO: Eu resumi, misturei ou
utilizei informação destas fontes. Por isso agradeço a eles por
dividir seu conhecimento. Pode alguma coisa não estar correta, por
favor, fique à vontade para me ajudar a melhorar.
A
FAMOSABATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OUMÃO DOS ANOS 80 !
Algumas pessoas
lembram
desta bateria inusitada e interessante que apareceu no final da
década de 80 e perdurou por um período dos anos 90
?
Eu comprei a minha "Bateria eletrônica de dedo Sensor Rhythm 7 "no
antigo “paraíso da eletrônica”, Santa Efigênia! Acredito que
por volta de 1987,eu estava fascinado por KRAFWERK, e queria brincar
de fazer
“música”… Abaixo replica da bateria eletrônica do KRAFTWERK, que se tocava com varas de metal!
KRAFTWERK - Wolfgang Flür and Karl Bartos
Replica da bateria eletrônica do KRAFTWERK, que se tocava com varas de metal!
Eu ia comprar peças eletrônicas por
lá, pois consertava TV, rádio…Não
saia dela…
Achei fantástico, o cara da loja estava demostrando, batendo o dedo nas chapinhas de metal e saia
um som muito legal…Viajei, me vi tocando na Alemanha! Comprei!
Brinquei muito, apesar de
ser artesanal durou muito tempo, ate que
quebrei, desmontei …
E passaram anos…Somente
sobrou a placa…Essa ai...
Placa detona da antiga bateria de dedo o nome era Bateria eletrônica de dedo Sensor Rhythm 7
Bateria eletrônica de dedo Sensor Rhythm 7
RECUPERADA COMO PROTÓTIPO,FINALMENTE!
Ai...la por 2010 comecei a ressuscitar a minha bateria.
Remendei tudo na placa que estava quebrado e tinha muitas gambiarras de fios em sua construção bem grosseira e artesanal ..Fui atrás do CI que gerava os timbres, que estava raspado e pifado e dai comecei pesquisar afundo essa bateria , seu circuito e ramificações ...
O CI não achei o seu valor mas descobri inúmeras possibilidades, optei pela mais simples transistores...
Acho que lá por 2012 eu consegui recuperar e melhora alguns aspectos da original, tive que fazer o esquema elétrico copiando trilha por trilha e convertendo em diagrama...
Bateria eletrônica de dedo Sensor Rhythm 7 recuperada!
Bateria eletrônica de dedo Sensor Rhythm 7 recuperada! como protótipo...
Bateria eletrônica de dedo Sensor Rhythm 7 recuperada!
Bateria eletrônica de dedo Sensor Rhythm 7 recuperada!
Bateria eletrônica de dedo Sensor Rhythm 7 recuperada!
Ouça o som dela!
ATUALIZAÇÃO E CONSERTO - BATERIA ELETRÔNICA DE DEDO SPINEER 1990-2020
Recentemente em 2020 tive a oportunidade de recuperar uma bateria daquelas antigas, a SPINEER que foi fabricada 30 anos atrás. O CI raspado estava funcionando e pude analisar o sinal, como suspeitava era uma porta logica. Mas a qualidade não era tão boa quanto eu imaginava.
bateria SPINEER para conserto ci raspado
VERSÃO BETA EHD-1
As duas primeiras baterias EHD-1 serie BETA ,batizei assim ELECTRONIC HAND DRUM estavam prontas e em teste! Mas eu já tinha tudo armado desde de 2014,layout de placa profissional ,e serigrafia da caixa ,os detalhes de montagem ok...Mas tudo na raça!
Depois de muitos cancelamentos, dificuldades e algum desânimo financeiro...
Em 01/08/16 foi vendida a primeira bateria produzida por mim...
E HORA DE PUXAR A SARDINHA PRO MEU LADO!
Atenção !
LEIA MUITO BEM ANTES DE COMPRAR! Não recomendada para quem não é a adepto do experimentalismo ou teve contato ou conhece seu funcionamento. Antes de continuar leia e veja o vídeo demonstrativo.
Faça uma pesquisa se tem interesse e nunca ouvi falar nesta bateria! Mas observe que é uma fabricação manual e leva tempo para montar e preparar cada KIT. O kit contem a bateria , a fonte e um manualzinho básico.
Não se esqueça EHD-1 é uma bateria artesanal ,simples , pratica e vintage...Não é feita em uma fábrica ou em série, mas sim trabalho ocasional e de certa forma artístico ,a minha diversão compartilhada ...
SOMENTE MERCADO LIVRE, link na pagina !
CUIDADO COM FALSOS ANUNCIOS ,CLONARAM TODAS AS IMAGENS E INFORMAÇÔES EM SITES FRAUDULENTOS!
AQUI estou informando sobre dúvidas que as pessoas têm sobre esta bateria!
O sons criados e a forma de funcionamento deste clone (EHD-1) que montei é similar ao da bateria de dedo original dos anos 80 ,tem que ser parecida com a que era produzida na época …
Observe as similaridades e informações :
Não possui regulagem manual para efeitos ou qualquer tipo de modificação no sinal ou efeito ,além da regulagem de ganho ou volume do sinal de saída de áudio unificado que é MONO .
Não é uma bateria profissional e nem é possível obter estes resultados específicos pela simplicidade analógica do circuito. Para isto seria preciso mais espaço físico ,mais estágios eletrônicos, ,como moduladores, efeitos de profundidade e ai entra os conceitos de sintetizador…(VCO,VCA,VCF…)
No conceito e tipo desta bateria não se aplica nenhum acréscimo de dispositivos internos, antes de tudo ela é mais um brinquedo, depois uma forma experimental de criar sons e o uso da imaginação pode ser interessante .Mas longe de um instrumento musical modular ,completo como os industrializado. Com base neste circuito é possível criar outras versões ,mas isto muda totalmente o jeito de fazer a bateria...
Para refinar ou modificar o som ao gosto do ouvinte ou manipulador, aplica-se circuitos externos; tais como pré-amplificadores com regulagem tonal ou equalizador, câmeras de eco ou delay ou um sintetizador para modificar o som original ,criando uma síntese sonora do som original ..Mas tudo isto a nível experimentação!
Ou seja ,esta bateria é uma montagem padronizada para uma mesma sonoridade e timbre , sem regulagens ou adaptações internas como era a bateria original dos anos 80…Somente quem teve ou brincou com uma tem mais conhecimento ...
Neste caso eu aconselho a quem queira ter uma relevar tais observações...Rever seus conceitos e ter certeza da sua necessidade...Aqui no blog tem uma explicação de como é por dentro uma bateria deste tipo. Pois ela é indicada para primeiramente diversão ,a imaginação das pessoas e depois para músicos conceituais ou experimentadores,geralmente referente a musica feita eletronicamente...
juninho antenas mult marcas colecionador e satisfeito coma a BATERIA DE DEDO ou MÃO EHD-1
16 de set. de 2021
Bateria eletrônica de dedo EHD-1!
Bateria eletrônica de dedo EHD-1!
Bateria eletrônica de dedo EHD-1!
Parte do manual da Bateria eletrônica de dedo EHD-1!
Fazendo experimentos criativos...Bateria eletrônica de dedo EHD-1!
MAIS INFORMAÇÃO!
MUSEU DA FAMOSA BATERIA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 !
Aqui compilei tudo que encontro sobre ela...
Esta bateria é analógica e
seu sistema é baseado em filtros ,osciladores
,triggers e amplificadores, como era nas
baterias vintage fabricadas e
muito complexas da época
…
Além de ser divertido, com
alguma prática podemos usar em performances, pois além de um som
interessante é peculiar…Acredito que esta bateria foi criada
somente no Brasil,
claro ela é baseada nas baterias eletrônicas de marcas comerciais da época…Mas eu tentei achar algo em outros países, mas não
tem exatamente assim…
Bateria eletrônica de mão - revista POPULAR ELETRONICS -1974!
Acima uma bateria parecida que usa chaves ao invés do toque do dedo, publicada na revista POPULAR ELETRONICS -1974!
George Romano é o pai da criança!
Depois em 2017 descobri por intermédio de Eric Marke no Facebook quem foi o autor original desta bateria... Existe ai uma confusão sobre a historia inicial, eu consegui falar com o Sr. ROMANO através do Facebook e ele me reportou de forma informal uma versão... Próprio GEORGE ROMANO me disse no FACEBOOK" o projeto original quando começou era mais simples eu não fabriquei dei de presente e a pessoa continuou o circuito e muito simples todo analógico" Ai o Eric Marke me contatou em 2018 nos comentários do blog e disse que a versão real era outra... A versão "oficial" ,pois foi publicada em um livro : O prof. Eric Marke (autor), RATIFICANDO a informação segundo suas palavras:
MEB - A História da Música Eletrônica Brasileira
"Quem criou aqui no Brasil foi o engenheiro George Romano por volta de 1983-84 depois de trabalhar na Audac, onde resolveu montar sua própria empresa. O mesmo não fez nenhum protótipo, e só tinha um diagrama / esquema elétrico aonde resolveu vender para algumas lojas na Sta. Efigênia em São Paulo, SP, na época. Sua história completa encontra no meu livro, MEB, A História da Música Eletrônica Brasileira, publicado em setembro de 2017 pela Editora Literarua. abraços eletrônicos & valvulados, prof. Eric Marke (autor)"
Após ler o livro "MEB - A História da Música Eletrônica Brasileira" do Eric Marke ,recomendo .O livro MEB é único e traz minuciosa informação sobre a musica eletrônica tupiniquim.
Agora em 2019 descobri mais uma versão relatada na Tese de Doutorado - "Práticas de luteria na música experimental brasileira" (2018), do autor: Lima, José Guilherme Allen (Catálogo USP),onde existe uma conversa mais longa com o inventor original.
Drummer Boy e SLICIE
Capítulo 3.3.1 Drummer Boy e SLICIE a partir pg. 132 tem muita informação histórica sobre a bateria.
Eu recomendo ler ...Há !E agradeço ao autor por me citar e ao blog em seu interessante estudo...Observando que o mesmo autor foi orador em um congresso internacional onde explanou sobre estes assuntos..."The Gatorra: a Technologically Disobedient Instrument for Protest Music" . GRATO!
Recuperei imagens dos clones da antiga bateria, não posso afirmar qual foi a original …
bateria PONTUS
Notei que muitas pessoas
procuram ou se interessam por esta bateria.
Na internet sempre aparece alguém vendendo um dos clones antigos
…Mas esta cada vez mais raro achá-las...
Bateria eletrônica de dedo SLICIE clone ou vice-versa Sensor Rhythm 7
O culto a essa bateria CULT oscila, as vezes a procura aumenta e muita gente quer uma...Notei que o pessoal das bandas gospel ou evangélicas e as bandas experimentas ,noise chamadas de Grindcore já me contataram...
Bateria eletrônica de dedo Sensor Rhythm 7 CLONE
Muitas procedências
de época do mesmo modelo…
Bateria eletrônica de dedo BATRONIC 7 CLONE
PONTUS, Spineer , Slcie, Dinamica, Batronic...
Bateria eletrônica de dedo SPINNER CLONE
Bateria - Drum BATTECH
Publicado em 14 de maio de 2021
Bateria eletrônica de dedo BATTECH CLONE
VIDEOS SOBRE A BATERIA NO YOUTUBE!
Instrumento musical. Bateria eletrônica .
Publicado em 5 de out de 2016
Bateria eletrônica DRUM ou de dedos
Publicado em 4 de fev de 2017
Bateria - Drum Slicie
Publicado em 11 de jul de 2017
Modelo da bateria eletrônica anos 91
5 de set. de 2020
Bateria artesanal de mão eletrônica
4 de set. de 2020
RARIDADE (Musica feita com a bateria )
Antiga gravação com a primeira banda de 1994 / Com bateria de mão
Demo de fita cassete antiga O Stereokromatik de Recife criado por Riva Lima traz uma linha retrô tocando músicas eletrônica dos anos 80 e 90.
Lembrando:
Bateria eletrônica
analógica
A bateria eletrônica é um instrumento musical
eletrônico projetado para imitar o som de instrumentos de percussão,
a síntese sonora imita um instrumento acústico.
A síntese de som de
instrumentos de percussão
A principal diferença entre as primeiras
máquinas eletrônicas analógicas de percussão e os equipamentos
mais modernos é que usavam a já referida técnica de síntese de
som ao invés da amostragem digital atual. Por exemplo, uma Caixa ou
repique (snare drum),
o som normalmente se cria usando ruído branco.
Por esta razão, muitas destas máquinas
analógicas têm alcançado um certo "status
cult” (VINTAGE) e são procuradas
para uso na produção da moderna música eletrônica, exemplo
notável e o Roland TR-808.
O
ruído branco é comumente usado na
produção de música eletrônica, em geral diretamente ou como uma
entrada para um filtro para criar outros tipos de sinal de ruído.
Ele é usado extensivamente na síntese
sonora, geralmente para recriar instrumentos de percussão tais como
crash ,cymbals,hi-hat
chick ou pratos, que têm alto teor de ruído em seu domínio de
frequência.