terça-feira, 31 de março de 2015

Música Eletrônica no Brasil? Parte 1

SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL

PROJETO SYNTH-DIY

Música Eletrônica no Brasil?

Parte 1

No início, a Musica Eletroacústica conceitual e acadêmica.

Música Eletrônica no Brasil? Parte 1 - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
A música eletrônica moderna tem seu marco histórico referenciado em 1948, com a difusão do Concert de Bruits pela Radiodiffusion-Télévision Française, influência do francês Pierre Schaeffer que criou a musique concrète.Schaeffer foi considerado um dos mais influentes compositores em músicas experimentais, eletroacústicas e posteriormente considerado músico eletrônico. Sua colaboração e empreendimentos são considerados marcos na história música eletrônica e  experimental mundial. 
  
Enquanto no primeiro mundo as experimentações sonoras cresciam e tomavam espaço…
O Brasil um país de terceiro mundo tinha também experiências eletroacústicas ,apesar de defasadas tecnológica e culturalmente.

O compositor Reginaldo de Carvalho, em 1956, compôs em Paris as primeiras obras eletroacústicas brasileiras. Em Paris, na década de 50, foi aluno de composição de Olivier Messiaen e um dos primeiros discípulos de Pierre Schaeffer, o criador da música concreta.

De volta ao Brasil, Carvalho dirigiu o Instituto Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, que se tornou um centro para pesquisa e divulgação da música experimental. Foi aí que Jorge Antunes, encontra espaço para desenvolver suas pesquisas em música eletrônica.

 A etapa pioneira, que se estende por pouco mais de uma década a partir de 1956 é marcada pela atuação de Reginaldo de Carvalho, Jorge Antunes e do Grupo Música Nova de São Paulo. São realizados no Rio de Janeiro os primeiros estudos para fita magnética (R. de Carvalho: Si bemol, 1956) e as primeiras peças com sons exclusivamente eletrônicos (J. Antunes: Valsa Sideral: 1962).   

Música Eletrônica no Brasil? Parte 1 - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL

Uma nova etapa se inicia na primeira metade da década de setenta, com a utilização de recursos eletroacústicos em obras de estilos diversos por compositores isolados em diferentes regiões do país.

Foi, também, nos anos 70, que algumas universidades brasileiras começaram a integrar, em seus corpos docentes, vários dos compositores pesquisadores brasileiros pioneiros da chamada geração Revox. Revox é uma marca suíça de equipamentos eletrônicos fundada em 1951,todos os compositores usavam um gravador de rolo como REVOX A700.

Música Eletrônica no Brasil? Parte 1 - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL

Mas o Brasil como sempre mostrava seu nível cultural e educacional ,estando constantemente indiferente a estes assuntos. No final da década de sessenta, a música eletroacústica começa a ser produzida em diferentes partes do país. São peças que na sua maioria utilizam material concreto e manipulações simples de gravadores, combinadas com vozes ou instrumentos.   

 No final dos anos 80, com o relativo barateamento dos equipamentos eletrônicos e o acesso aos computadores pessoais, finalmente, a produção eletroacústica pode expandir-se no país.

Nos anos 90 a criação de estúdios e laboratórios em diversas universidades brasileiras dá impulso decisivo à produção de música eletroacústica.

Hoje a situação parece um pouco melhor com relação a situação da pesquisa musical nas Universidades brasileiras .

 A disseminação de computadores pessoais com recursos de áudio e a facilidade para se montar um home-studio estão impulsionando o surgimento de uma nova geração de músicos interessados no uso de tecnologias eletrônicas e digitais aplicadas à música, embora na maioria das vezes esses músicos estejam mais envolvidos com as práticas da música popular do que com a estética eletroacústica. 

Apesar disso, hoje contamos com uma produção significativa em termos quantitativos e qualitativos e que começa a ter reconhecimento nos círculos musicais brasileiros e no exterior. Entretanto, falta ainda a realização de um trabalho de mapeamento amplo e, principalmente, de registro dessa produção que tem a maior importância na composição da história da música brasileira realizada nas últimas décadas.

Esta forma de arte tem quase 70 anos, mas é ainda revolucionária e de vanguarda, com grandes contribuições para a música do século XXI no Brasil e no mundo .



MATERIAL DE APOIO:
Eu resumi, misturei ou utilizei informação destas fontes. Por isso agradeço a eles por dividir seu conhecimento. Pode alguma coisa não estar correta, por favor, fique à vontade para me ajudar a melhorar.

http://en.wikipedia.org/wiki/Revox
http://en.wikipedia.org/wiki/Pierre_Schaeffer
http://www.sonora.iar.unicamp.br/index.php/sonora1/article/viewFile/5/5
https://www.facebook.com/LatinAmericanMusicCenter/posts/10151606457204055
http://www.ufrgs.br/musicaeletronica/portoweb/pag4.htm
http://www.overmundo.com.br/overblog/a-evolucao-da-musica-eletronica

EDYNEL- 2015

Síntese Sonora SYNTH - DIY agradece sua visita!


quinta-feira, 12 de março de 2015

A FAMOSA BATERIA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 !

PROJETO SYNTH-DIY

SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL

Atualizado!2024

A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 !

Algumas pessoas lembram desta bateria inusitada e interessante que apareceu no final da década de 80 e perdurou por um período dos anos 90 ?
Eu comprei a minha "Bateria eletrônica de dedo  Sensor Rhythm 7 "no antigo “paraíso da eletrônica”, Santa Efigênia! Acredito que por volta de 1987,eu estava fascinado por KRAFWERK, e queria brincar de fazer “música”…
Abaixo replica da bateria eletrônica do KRAFTWERK, que se tocava com varas de metal!


A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 ! - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
KRAFTWERK - Wolfgang Flür and Karl Bartos
electronic drum kraftwerk cover
Replica da bateria eletrônica do KRAFTWERK, que se tocava com varas de metal!

Eu ia comprar peças eletrônicas por lá, pois consertava TV, rádio…Não saia dela…
Achei fantástico, o cara da loja estava demostrando, batendo o dedo nas chapinhas de metal e saia um som muito legal…Viajei, me vi tocando na Alemanha! Comprei!
Brinquei muito, apesar de ser artesanal durou muito tempo, ate que quebrei, desmontei …
E passaram anosSomente sobrou a placa…Essa ai...

A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 ! - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
Placa detona da antiga bateria de dedo o nome era Bateria eletrônica de dedo  Sensor Rhythm 7
A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 ! - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
Bateria eletrônica de dedo  Sensor Rhythm 7


RECUPERADA COMO PROTÓTIPO,FINALMENTE!
Ai...la por 2010 comecei a ressuscitar a minha bateria.
Remendei tudo na placa que estava quebrado e tinha muitas gambiarras de fios em sua construção bem grosseira e artesanal ..Fui atrás do CI que gerava os timbres, que estava raspado e pifado e dai comecei pesquisar afundo essa bateria , seu circuito e ramificações ...

O GRANDE OSCILADOR T!

O CI não achei o seu valor mas descobri inúmeras possibilidades, optei pela mais simples transistores...
Acho que lá por 2012 eu consegui recuperar e melhora alguns aspectos da original, tive que fazer o esquema elétrico copiando trilha por trilha e convertendo em diagrama...

A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 ! - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
Bateria eletrônica de dedo  Sensor Rhythm 7 recuperada!

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Bateria eletrônica de dedo  Sensor Rhythm 7 recuperada! como protótipo...

A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 ! - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
Bateria eletrônica de dedo  Sensor Rhythm 7 recuperada!

A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 ! - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
Bateria eletrônica de dedo  Sensor Rhythm 7 recuperada!

A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 ! - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
Bateria eletrônica de dedo  Sensor Rhythm 7 recuperada!


Ouça o som dela!

ATUALIZAÇÃO E CONSERTO - BATERIA ELETRÔNICA DE DEDO SPINEER 1990-2020

Recentemente em 2020 tive a oportunidade de recuperar uma  bateria daquelas antigas, a SPINEER que foi fabricada  30 anos atrás. O CI raspado estava funcionando e pude analisar o sinal, como suspeitava era uma  porta logica. Mas a qualidade não era tão boa quanto eu imaginava. 

bateria   SPINEER para conserto A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 ! - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
bateria   SPINEER para conserto ci raspado




 VERSÃO BETA EHD-1

As duas primeiras baterias EHD-1 serie BETA ,batizei assim ELECTRONIC HAND DRUM estavam prontas e em teste! Mas eu já tinha tudo armado desde de 2014,layout de placa profissional ,e serigrafia da caixa ,os detalhes de montagem ok...Mas tudo na raça!
Depois de muitos cancelamentos, dificuldades e algum desânimo financeiro...
Em 01/08/16 foi vendida a primeira bateria produzida por mim...

E HORA DE PUXAR A SARDINHA PRO MEU LADO!

Atenção !

LEIA MUITO BEM ANTES DE COMPRAR!
Não recomendada para quem não é a adepto do experimentalismo ou  teve contato ou conhece seu funcionamento.

Antes de continuar leia e veja o vídeo demonstrativo.

Faça uma pesquisa se tem interesse e nunca ouvi falar nesta bateria!

Mas observe que é uma fabricação manual  e leva tempo para montar e preparar cada KIT. O kit contem a bateria , a fonte e um manualzinho básico.

Não se esqueça EHD-1 é uma bateria artesanal ,simples , pratica e vintage...Não é feita em uma fábrica ou em série, mas sim trabalho ocasional e de certa forma artístico ,a minha diversão compartilhada ...


 SOMENTE MERCADO LIVRE, link na pagina !

CUIDADO COM FALSOS ANUNCIOS ,CLONARAM TODAS AS IMAGENS E INFORMAÇÔES EM SITES FRAUDULENTOS!




AQUI estou informando sobre dúvidas que as pessoas têm sobre esta bateria!

O sons criados e a forma de funcionamento deste clone (EHD-1) que montei é similar ao da bateria de dedo original dos anos 80  ,tem que ser parecida com a que era produzida na época …

Observe as similaridades e informações :

  • Não possui regulagem manual para efeitos ou qualquer tipo de modificação no sinal ou efeito ,além da regulagem de ganho ou volume do sinal de saída de áudio unificado que é MONO .

  • Não é uma bateria profissional e nem é possível obter estes resultados específicos pela simplicidade analógica do circuito. Para isto seria preciso mais espaço físico ,mais estágios eletrônicos, ,como moduladores, efeitos de profundidade e ai entra os conceitos de sintetizador…(VCO,VCA,VCF…)

  • No conceito e tipo desta bateria não se aplica nenhum acréscimo de dispositivos internos, antes de tudo ela é mais um brinquedo, depois uma forma experimental de criar sons e o uso da imaginação pode ser interessante .Mas longe de um instrumento musical modular  ,completo como os industrializado. Com base neste circuito é possível criar outras versões ,mas isto muda totalmente o jeito de fazer a bateria...

  • Para refinar ou modificar o som ao gosto do ouvinte ou manipulador,  aplica-se circuitos externos; tais como pré-amplificadores com regulagem tonal ou equalizador, câmeras de eco ou delay ou um sintetizador para modificar o som original ,criando uma síntese sonora do som original ..Mas tudo isto a nível experimentação!

  • Ou seja ,esta bateria é uma montagem padronizada para uma mesma sonoridade e timbre , sem regulagens ou adaptações internas como era a bateria original dos anos 80…Somente quem teve ou brincou com uma tem mais conhecimento ...


  • Neste caso eu aconselho a quem queira ter uma relevar tais observações...Rever seus conceitos e ter certeza da sua necessidade...Aqui no blog tem uma explicação de como é por dentro uma bateria deste tipo. Pois ela   é indicada para primeiramente diversão ,a imaginação das pessoas e depois para músicos conceituais ou experimentadores,geralmente referente a musica feita eletronicamente...

BATERIA ELETRÔNICA EHD-1

juninho antenas mult marcas colecionador e satisfeito coma a BATERIA DE DEDO ou MÃO EHD-1
16 de set. de 2021



A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 ! - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
Bateria eletrônica de dedo  EHD-1!

A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 ! - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
Bateria eletrônica de dedo  EHD-1!

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Bateria eletrônica de dedo  EHD-1!

Manual bateria EHD-1
Parte do manual da Bateria eletrônica de dedo  EHD-1!

Fazendo experimentos criativos...Bateria eletrônica de dedo  EHD-1!

MAIS INFORMAÇÃO!

MUSEU DA FAMOSA BATERIA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 !

Aqui compilei tudo que encontro sobre ela...
Esta bateria é analógica e seu sistema é baseado em filtros ,osciladores ,triggers e amplificadores, como era nas baterias vintage fabricadas e muito complexas da época
Além de ser divertido, com alguma prática podemos usar em performances, pois além de um som interessante é peculiar…Acredito que esta bateria foi criada somente no Brasil, claro ela  é baseada nas baterias eletrônicas de marcas comerciais da época…Mas eu tentei achar algo em outros países, mas não tem exatamente assim…


A FAMOSA BATERIA (DRUM) ELETRÔNICA DE DEDO OU MÃO DOS ANOS 80 ! - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
Bateria eletrônica de mão - revista POPULAR ELETRONICS -1974!

Acima uma bateria parecida que  usa chaves ao invés do toque do dedo, publicada na  revista POPULAR ELETRONICS -1974!


George Romano é o pai da criança!

Depois em 2017 descobri por intermédio de Eric Marke no Facebook quem foi o autor original desta bateria...
Existe ai uma confusão sobre a historia inicial, eu consegui falar com o Sr. ROMANO através do Facebook e ele me reportou de forma informal uma versão...
Próprio GEORGE ROMANO me disse no FACEBOOK" o projeto original quando começou era mais simples eu não fabriquei dei de presente e a pessoa continuou o circuito e muito simples todo analógico"

Ai o  Eric Marke me contatou em 2018 nos comentários do blog e disse que a versão real era outra...
A versão "oficial" ,pois foi publicada em um livro :prof. Eric Marke (autor), RATIFICANDO a informação segundo suas palavras:
O livro MEB
MEB - A História da Música Eletrônica Brasileira
"Quem criou aqui no Brasil foi o engenheiro George Romano por volta de 1983-84 depois de trabalhar na Audac, onde resolveu montar sua própria empresa. O mesmo não fez nenhum protótipo, e só tinha um diagrama / esquema elétrico aonde resolveu vender para algumas lojas na Sta. Efigênia em São Paulo, SP, na época. Sua história completa encontra no meu livro, MEB, A História da Música Eletrônica Brasileira, publicado em setembro de 2017 pela Editora Literarua. 
abraços eletrônicos & valvulados, prof. Eric Marke (autor)"


Após ler o livro "MEB - A História da Música Eletrônica Brasileira" do Eric Marke  ,recomendo .O livro MEB é único e traz minuciosa informação sobre a musica eletrônica tupiniquim.

Agora  em 2019 descobri mais uma versão relatada na Tese de Doutorado - "Práticas de luteria na música experimental brasileira" (2018), do autor: Lima, José Guilherme Allen (Catálogo USP),onde existe uma conversa mais longa com o inventor original.

Drummer Boy e SLICIE

Capítulo 3.3.1 Drummer Boy e SLICIE a partir pg. 132 tem muita informação histórica sobre a bateria.
Eu recomendo ler ...Há !E agradeço ao autor por me citar e ao blog em seu interessante estudo...Observando que o mesmo autor foi orador em um congresso internacional onde explanou sobre estes assuntos..."The Gatorra: a Technologically Disobedient Instrument for Protest Music" . GRATO!
Você pode ver isso e outras contribuição do nosso blog neste link!
https://electronicsartisanedynel.blogspot.com/2019/06/galeria-de-honra-referencia.html

Abaixo clones que existiram na época!

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bateria DINAMICA D-1000

Recuperei imagens dos clones da antiga bateria, não posso afirmar qual foi a original …


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bateria PONTUS


Notei que muitas pessoas procuram ou se interessam por esta bateria. Na internet sempre aparece alguém vendendo um dos clones antigos …Mas esta cada vez mais raro achá-las...


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Bateria eletrônica de dedo SLICIE  clone ou vice-versa  Sensor Rhythm 7

O culto a essa bateria CULT oscila, as vezes a procura aumenta e muita gente quer uma...Notei que o pessoal das bandas gospel ou evangélicas e as bandas experimentas ,noise chamadas de Grindcore já me contataram...
Bateria eletrônica de dedo  Sensor Rhythm 7  CLONE

Muitas procedências de época do mesmo modelo…


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Bateria eletrônica de dedo  BATRONIC 7  CLONE


PONTUS, Spineer , Slcie, Dinamica, Batronic...

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Bateria eletrônica de dedo  SPINNER  CLONE

Bateria - Drum  BATTECH

Publicado em 14 de maio de 2021
Bateria eletrônica de dedo   BATTECH  CLONE
Bateria eletrônica de dedo   BATTECH  CLONE

 

VIDEOS SOBRE A BATERIA NO YOUTUBE!

Instrumento musical. Bateria eletrônica .
Publicado em 5 de out de 2016

Bateria eletrônica DRUM ou de dedos

Publicado em 4 de fev de 2017


Bateria - Drum Slicie 

Publicado em 11 de jul de 2017

Modelo da bateria eletrônica anos 91
5 de set. de 2020


Bateria artesanal de mão eletrônica
4 de set. de 2020


RARIDADE (Musica feita com a bateria )

Antiga gravação com a primeira banda de 1994 / Com bateria de mão
Demo de fita cassete antiga
O Stereokromatik de Recife criado por Riva Lima traz uma linha retrô tocando  músicas eletrônica dos anos 80 e 90.

Lee Ranaldo (Sonic Youth) SLICIE bateria de dedo



 A série 'Show Us Your Junk' da Earthquaker Devices está no YouTube.

https://www.youtube.com/watch?v=tVMo4F2H0dY

Aborda uma variedade de achados estranhos e malucos que os músicos têm em seus estúdios.

É isso que Lee Ranaldo , ex-guitarrista dos deuses do noise rock Sonic Youth , traz à mesa durante sua aparição na série em 2018.

No início do vídeo ele aparece com a antiga bateria de dedo dos anos 80 tipo SLICIE, fazendo muito barulho e distorção e fala o nome dela e todo mundo cai na risada…

RANALDO e sua antiga Slicie drum box do Brasil.

Pelo que parece ele comprou as antigas Slicie na década de 90.”Comprei duas dessas por impulso em uma loja de música de São Paulo (ou Rio?)”

https://www.facebook.com/leeranaldoofficial/videos/2152761295045555


Lee Ranaldo (Sonic Youth) bateria dedo EDYNEL

Segundo me foi dito LEE RANALDO comprou uma das minhas também em 2020

Por intermédio de um brasileiro , MARCELO B. CONTER .



Lembrando:

Bateria eletrônica analógica

A bateria eletrônica é um instrumento musical eletrônico projetado para imitar o som de instrumentos de percussão, a síntese sonora imita um instrumento acústico.

A síntese de som de instrumentos de percussão

A principal diferença entre as primeiras máquinas eletrônicas analógicas de percussão e os equipamentos mais modernos é que usavam a já referida técnica de síntese de som ao invés da amostragem digital atual. Por exemplo, uma Caixa ou repique (snare drum) , o som normalmente se cria usando ruído branco. Por esta razão, muitas destas máquinas analógicas têm alcançado um certo "status cult” (VINTAGE) e são procuradas para uso na produção da moderna música eletrônica, exemplo notável e o Roland TR-808.
O ruído branco é comumente usado na produção de música eletrônica, em geral diretamente ou como uma entrada para um filtro para criar outros tipos de sinal de ruído. Ele é usado extensivamente na síntese sonora, geralmente para recriar instrumentos de percussão tais como crash ,cymbals, hi-hat chick ou pratos, que têm alto teor de ruído em seu domínio de frequência.
EDYNEL- 2015
atualizado - 2024
Síntese Sonora SYNTH - DIY agradece sua visita!

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Bateria eletrônica analógica (OSCILADOR DUPLO-T )

Bateria eletrônica analógica (OSCILADOR DUPLO-T )
Bateria eletrônica analógica (OSCILADOR DUPLO-T ) - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANALTECNOLOGIA

SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL

 PROJETO SYNTH-DIY

Bateria eletrônica analógica (OSCILADOR DUPLO-T )

 A bateria eletrônica é um instrumento musical eletrônico projetado para imitar o som de instrumentos de percussão, a síntese sonora imita um instrumento acústico. Sons gerados por instrumentos como, por exemplo, bumbos, surdos, marimbas, etc. Esses sons possuem características acústicas de prolongamento ou sustentação de vibração senoidal peculiar.

Também conhecidas como caixas de ritmo nada mais são que sintetizadores, a bateria eletrônica pode ser tocada manualmente  ou munida de um seqüenciador que permite a criação e reprodução de modelos rítmicos, que depois são encadeados de modo a executar toda a parte rítmica de uma música.
Historicamente a primeira bateria eletrônica foi o “Rhythmicon” ou “Polyrhythmophone” , a primeira “drum machine” por volta de 1931, seu inventor o russo Léon Theremin.

Nos anos 1960, as máquinas de ritmo evoluíram para o estado sólido (transistorizado) e reduziram o tamanho físico do equipamento, no início eram eletro-mecânica com válvulas  termiônica ou válvula eletrônica de filamento aquecido.

A síntese de som de instrumentos de percussão

 A principal diferença entre as primeiras máquinas eletrônicas analógicas de percussão e os equipamentos mais modernos é que usavam a já referida técnica de síntese de som ao invés da amostragem digital atual. Por exemplo, uma Caixa ou repique (snare drum) , o som normalmente se cria usando ruído branco, enquanto um bumbo é produzido usando uma onda senoidal ou outras formas de onda modelada. Por ter a propriedade de formatar o som , cada modelo tendia a ter um caráter único. Por esta razão, muitas destas máquinas analógicas têm alcançado um certo "status cult” (VINTAGE) e são procuradas para uso na produção da moderna música eletrônica, exemplo notável e o Roland TR-808.

Coração de um gerador de percussão eletrônico (oscilador DUPLO-T)

 Quando batemos em um tambor produzimos um som, dependendo da forma e do tamanho deste instrumento são produzidas vibrações que podem ter diversas freqüências, timbres e também formas de amortecimento ou sustentação.

O amortecimento e a maneira como o som diminui de intensidade depois da batida, principal característica dos instrumentos de percussão.

Para gerar sons de percussão os circuitos eletrônicos mais simples ou de fácil confecção usam osciladores de duplo T ( em inglês Twin-T). Os sons gerados são oscilações senoidais amortecidas de baixa freqüência, ou seja, oscilações cuja amplitude diminui com o tempo, conforme mostram as figuras. Assim fica claro que oscilações amortecidas são à base dos projetos de instrumentos de percussão eletrônicos.


Bateria eletrônica analógica (OSCILADOR DUPLO-T ) - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
Oscilações senoidais amortecidas de baixa freqüência
FUNCIONAMENTO:

 O oscilador  “Twin-T”, circuito usado para gerar sinais que aplicados a um amplificador  resultam em sons em um alto-falante.A figura mostra o circuito básico e a formula para achar a freqüência de oscilação amortecida, ou seja, a freqüência fundamental de um instrumento de percussão. Para fazer com que o oscilador gere oscilações amortecidas, partimos do principio de circuito de realimentação ou "feedback".

Bateria eletrônica analógica (OSCILADOR DUPLO-T ) - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
oscilador  “Twin-T ou DUPLO T


Se o sinal de realimentação tem grande intensidade, a oscilação se mantém indefinidamente (amplitude).Mas se o sinal não é muito forte, a saída vai perdendo sua intensidade e com isso a oscilação é amortecida até parar. Deste modo controlando a realimentação podemos fazer com que um oscilador funcione da maneira convencional gerando um sinal de amplitude constante ou podemos fazer com que ele produza oscilações de amplitude amortecidas.

Uma configuração básica muito utilizada para se gerar oscilações amortecidas com o oscilador de duplo T é mostrado na figura.


Bateria eletrônica analógica (OSCILADOR DUPLO-T ) - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
Oscilações amortecidas com o oscilador de duplo T com transistores


O duplo T é ligado em realimentação ou feedback que determina a freqüência do sinal que vai ser gerado. O oscilador e formado por dois filtros “T” em paralelo, um filtro R /C /R como passa-baixas e outro C /R /C como passa-altas. Nesta configuração fazem uma ponte seletiva que sintoniza a freqüência de oscilação. Características desta configuração:

Passa Banda: É uma combinação dos filtros Passa Alta e Passa Baixa em que se pode definir uma freqüência de corte inferior e outra superior.  O filtro deve ser concebido de modo a que as frequências acima e abaixo da freqüência de oscilação do sinal são deslocadas. Isto resulta em sobreposição construtivo para a freqüência de oscilação e superposição destrutiva para todas as outras frequências. A estrutura conhecida como duplo T é muito empregada para a implementação de filtros notch.

 O sinal no ramo C /R /C  do “Twin –T”  tem a fase avançada, no R /C /R é  atrasada, assim eles podem cancelar um ao outro. Estando ele ligado a um amplificador realimentado pelo filtro “T”, o amplificado torna-se um oscilador e a realimentação controlada abaixo do ponto de oscilação constante da amplitude pode criar o amortecimento. Amortecimentos rápidos produzem um som de batida “seca”, tipo quando se bate um tambor e se prende (abafa) o couro com a mão para não vibrar muito. Amortecimentos mais lentos imitam som de sino, ou tambor sem abafamento, tipo metálico. A figura mostra a formula para achar a freqüência fundamental.


Bateria eletrônica analógica (OSCILADOR DUPLO-T ) - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
O oscilador e formado por dois filtros “T” em paralelo, um filtro R /C /R como passa-baixas e outro C /R /C como passa-altas. 

Onde:
f a freqüência em hertz (Hz)
Π é a constante 3.1416
R1, R2 são as resistências em ohms (Ω)
C2, C3 são as capacitâncias em Farads (F)

É importante manter as seguintes relações de valores: 

C2 = C3                                  R1 =R2
C1=C2/2                                 R3=R1*2

 Fórmulas tanto para oscilador que fazem uso de transistores ou amplificadores operacionais.
 Assim com base nas freqüências podemos imitar muitos instrumentos de percussão. Claro usando a imaginação e muitos módulos osciladores duplo t, incorporarmos o ruído branco e um seqüenciador...Existem alguns projetos na NET que vão do simples aos bem complexos também.

 O ruído branco é a combinação simultânea de sons de todas as frequências. O adjetivo branco é utilizado para descrever este tipo de ruído em analogia ao funcionamento da luz branca, dado que esta é obtida por meio da combinação simultânea de todas as frequências cromáticas. Na eletrônica para gerar ruído branco aproveitamos o ruído térmico da junção emissor - base de um transistor BC 548 (ou equivalente), por exemplo. Veja que o terminal de coletor não é usado neste circuito.

O ruído branco é comumente usado na produção de música eletrônica, em geral diretamente ou como uma entrada para um filtro para criar outros tipos de sinal de ruído. Ele é usado extensivamente na síntese sonora, geralmente para recriar instrumentos de percussão tais como crash ,cymbals, hi-hat chick ou pratos, que têm alto teor de ruído em seu domínio de freqüência.

Bateria eletrônica analógica (OSCILADOR DUPLO-T ) - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
O ruído branco usando diodos ou transistores


O sequênciador é responsável pela automatização do kit de bateria eletrônica, ele controla tempo ou velocidade e produz o estilo musical ou rítmico que foram pré-estabelecidos. A programação pode ser realizada por chaves, plugues com fios etc.


Bateria eletrônica analógica (OSCILADOR DUPLO-T ) - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
sequênciador é responsável pela automatização do kit de bateria eletrônica

MATERIAL DE APOIO:
Eu resumi, misturei ou utilizei informação destas fontes. Por isso agradeço a eles por dividir seu conhecimento. Pode alguma coisa não estar correta, por favor, fique a vontade para me ajudar a melhorar.
Electronic Music Circuit Guidebook (Brice Ward)
Data de publicação: novembro 1975
http://www.amazon.com/dp/0830647430

Ao entusiasta da síntese musical e mestre NEWTON C. BRAGA:
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/1919-art283.pdf
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/banco-circuitos/144-efeitos-de-luz-e-som/2792-cir077.html
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/54-dicas/3444-art482.html
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/923-gerador-de-percussao-art132
http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/matematica-para-eletronica/437-oscilador-de-duplo-t-calculo-m006.html
Revista Eletrônica total n.12/89( Gerador de Percussão para Ritmos Musicais).

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ru%C3%ADdo_branco
http://en.wikipedia.org/wiki/White_noise
http://www.peb.ufrj.br/cursos/eel710/EEL710_Filtros.pdf
http://www.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor/audio/filtros/filtros.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Circuito_RC
http://en.wikipedia.org/wiki/RC_oscillator
http://qooljaq.com/51.htm
http://www.sabereletronica.com.br/artigos/1125-corao-eletrnico-com-duplo-t
http://en.wikipedia.org/wiki/Drum_machine
http://en.wikipedia.org/wiki/Rhythmicon
EDYNEL - 2013
Síntese Sonora SYNTH - DIY agradece sua visita!