quarta-feira, 4 de novembro de 2020
sexta-feira, 9 de outubro de 2020
Pioneiros e experimentadores ilustres da música eletrônica - Raymond Scott e Frank Zappa - 2
Pioneiros e experimentadores ilustres da música eletrônica - Raymond Scott e Frank Zappa (parte 2)
Período eletrônico e criativo
Scott não projetou apenas novos instrumentos musicais . Valendo-se de diversos instrumentos de sua invenção, como o Clavivox e o Electronium , Scott gravou composições eletrônicas futurísticas para uso em comerciais de televisão e rádio e discos de música eletrônica. Uma série de três álbuns projetados para acalmar as crianças para dormir, seu trabalho Soothing Sounds for Baby foi lançado em 1964 com o Instituto Gesell de Desenvolvimento Infantil . O público mostrou pouco interesse nisso. Mas a Manhattan Research forneceu texturas sonoras atraentes para comerciais. A intenção de Scott era compor canções de ninar, mas os ouvintes de hoje as comparam a música ambiente escritas por Tangerine Dream , Brian Eno e outros em meados dos anos 1970 . A revista Billboard escreveu sobre "Soothing Sounds for Baby" : “exemplos surpreendentemente à frente de seu tempo de música eletrônica inspirada e impecavelmente gravada. Antecedendo em mais de uma década inovadores como Brian Eno e Kraftwerk”.E o DJ Spooky disse:" Eu vejo Raymond Scott como um dos criadores de uma estética techno. "
O compêndio de artefatos
RaymondScott Artifacts 1.0.pdf
Frank Zappa e sua orquestra digital chamada Synclavier
Synclavier
Influencias e processos utilizados em suas músicas eletronicamente construídas
Boulez Conducts Zappa: The Perfect Stranger
Francesco Zappa
Francesco Zappa é uma gravação feita com o Synclavier de composições do compositor milanês Francesco Zappa do final do século XVIII. Francesco Zappa é um álbum de 21 de novembro de 1984. Apresenta música de câmara , composto entre 1763 e 1788.O álbum foi produzido por Frank Zappa .
Thing-Fish (Um álbum de recortes DIY)
Them or Us de 18 de outubro de 1984
Após problemas com o álbum Thing-Fish , que a MCA Records se recusou a distribuir, Zappa fez um acordo com a EMI Records , que permitiria que Them Or Us e Thing-Fish fossem distribuídos pela Capitol Records nos Estados Unidos. Zappa escreveu um " aviso " que apareceu nas capas internas desses álbuns, assim como Frank Zappa Meets the Mothers of Prevention , que afirmou que os álbuns continham conteúdo “que uma sociedade verdadeiramente livre não temeria nem suprimiria”, e uma “garantia” que afirmava que a letra não “causaria tormento eterno no local onde o cara com os chifres e a vara pontiaguda conduz seus negócios. ”
Civilization Phaze III
Civilization Phaze III é o sexagésimo terceiro álbum de Frank Zappa , lançado postumamente como um álbum duplo em 31 de outubro de 1994.
sábado, 19 de setembro de 2020
Fazendo e conferindo cabos de áudio
Fazendo e conferindo cabos de áudio.
Introdução:
Conceitos Básicos Sobre Cabos Analógicos
• Balanceados
Os cabos balanceados são quase que imunes aos ruídos de interferência, tais como os que são causados pelas frequências de rádio, equipamentos eletrônicos e etc. Motivo pelo qual eles são muito usados com equipamentos de áudio profissional.
• Não balanceados
Cabos comuns geralmente de usado doméstico. Muito suscetível a ruído eletromagnético.
• Nível de microfone/instrumento – (balanceado preferencialmente)
• Nível de alto-falante – (não balanceado)
• Nível de linha – (balanceado)
Existem basicamente três níveis de sinal num sistema de som: nível de microfone, nível de linha e nível de alto-falantes.
O nível de microfone é também conhecido como baixo nível, mic level ou low level. Como você já deve ter percebido, é o nível mais baixo de um sistema de áudio e ópera numa faixa que pode ir de – 52 dBu (2 mV) até – 10 dBu (245 mV). Como o nome já diz, é nesta faixa que os microfones trabalham. Também estão nesta faixa os sinais enviados por direct boxes.
Devido ao baixíssimo nível do sinal, qualquer ruído é facilmente perceptível, daí a importância de se trabalhar, principalmente no nível de microfone, com linhas balanceadas.
Nas mesas de som e consoles, as entradas MIC estão preparadas para receber sinais neste nível de intensidade e por isto possuem baixa impedância de entrada.
O nível de linha, também conhecido como line level, é o nível de sinal onde operam os instrumentos musicais ativos (violão, guitarra, contrabaixo etc) e eletrônicos (teclados). Os sinais trocados entre os equipamentos que compõem o sistema de som também trabalham em nível de linha. Esta faixa de nível opera entre – 10 dBu (245 mV) até + 30 dBu (24,5 V).
As entradas LINE das mesas são projetadas para suportar o nível de linha e por isto têm a impedância de entrada mais alta que as entradas de MIC.
As entradas e saídas dos diversos componentes do sistema de som, com exceção da saída do amplificador, operam igualmente em nível de linha.
Alguns equipamentos vêm com uma chave seletora para o nível de operação: – 10 dBv ou + 4 dBu (lembre-se que dBv = dBu). Verifique se os seus equipamentos possuem esta chave. Em caso afirmativo, coloque-as na mesma posição (tanto faz se em – 10 ou + 4). Se alguns possuírem a chave e outros não, selecione + 4 dBu naqueles que a possuem, uma vez que os equipamentos mais novos trabalham com este nível de linha como default.
O nível de alto-falante, também chamado de alto nível ou high level, é o nível de operação de saída dos amplificadores. Estes sinais possuem amplitude maior que + 30 dBu (24,5 V).
Os cabos BALANCEADOS possuem 3 fios:
1. Sinal (+)
2. Sinal (-)
3. Aterramento
Já os cabos NÃO BALANCEADOS possuem apenas 2:
1. Sinal
2. Aterramento
A presença do terceiro fio nos cabos balanceados é exatamente o que torna possível o cancelamento de ruídos.
Conectores Analógicos
• XLR Macho
• XLR Fêmea
• TRS
Cada um desses conectores possui 3 pontos de contato, os quais carregam os sinais dos fios positivos, negativos e de aterramento.
• XLR macho possui 3 pinos
• XLR fêmea possui 3 buracos
• TRS possui 3 superfícies conhecidas como Tip, Ring e Sleeve
Nas pontas dos cabos analógicos balanceados, você encontrará 1 destes 3 conectores:
• XLR Macho – que pode ser conectado às várias entradas de equipamentos.
• XLR Fêmea – que pode ser conectado ao microfone e às várias saídas dos equipamentos.
• TRS – que pode ser conectado tanto em entradas QUANTO em saídas.
Tipicamente, os cabos analógicos não balanceados utilizam apenas conectores TS, comumente vistos em cabos de instrumentos/guitarra.
No Brasil, os conectores TS/TRS são conhecidos como P1 (TS, TRS ou TRRS 2,5 mm), P2 (TS, TRS ou TRRS* 3,5 mm) e P10 (TS ou TRS 6,35 mm).
Como você pode ver na imagem abaixo, os conectores TRS possuem 3 pontos de contato, enquanto os conectores TS possuem apenas 2.
O ponto de contato extra dos conectores TRS é o que permite que eles tenham o sinal balanceado.
A cablagem balanceada dos conectores TRS possui os seguintes contatos:
• Tip = Positivo
• Ring = Negativo
• Sleeve = Aterramento
E a cablagem TS possui os contatos:
• Tip = Positivo
• Sleeve = Aterramento
DICAS!
Confeccionar o seu cabo de forma a evitar problema como a solda fria e curtos é nosso objetivo.
- A primeira coisa que você deve ter em mente é sempre usar conectores (plug's) de qualidade. A economia em cabos e plug's é insignificante quando comparado ao grande prejuízo que eles podem causar no futuro.
Os importados Switchcraft, Cannon, Neutrik ou com procedência e qualidade são os mais confiáveis.
Cuidado existem centenas de conectores “GENÉRICOS” por ai. Eles são de péssima qualidade.
- Usar cabos (fios) de qualidade (emborrachados e com a malha mais grossa)
- Usar conectores novos. Os usados apresentam oxidações (ferrugem) além de estarem deformados ,trincados ou com desgaste.
- Usar sempre solda de boa qualidade própria para eletrônica.
- Saber usar um bom ferro de solda para eletrônica de 30 watts é o suficiente.
- Saber usar um MULTÍMETRO para conferir as ligações.
- Ter em mão um alicate de corte afiado , um estilete, uma lixa fina para metal ou mesmo de unha e se desejar pasta ou fluxo para solda e muita disposição para praticar
Como Fazer um Cabo "RCA x RCA"
Estatisticamente este é um dos cabos que apresenta maior número de problemas. ( Os técnicos experientes, que estão lendo este artigo sabem disso) Em sistemas de som ele é muito usado em CD player, vídeos, gravadores , alguns amplificadores que ainda usam este tipo de plug e outros dispositivos. Mas ele tem um problema recorrente ,para de funcionar do nada. Parece uma maldição. Um tipo de cabo e conector bastante simples mas que apresenta muitos problemas. Por isso capriche na confecção.
1) Corte o cabo no tamanho que você deseja para o seu cabo RCA
-Descasque mais ou menos 1 cm nas extremidades, separe a malha da parte central do cabo e repare se a capa plástica não se rompeu em nenhum lugar deixando as duas pontas bem enroladinhas passe um pouco de solda nas duas pontas de forma que as pontinhas fiquem juntas.
2) Esquente um pouco a extremidade , lugar onde deve ser soldado a malha ( a parte mais grossa do cabo).
Aguarde esfriar e prenda o cabo deixando apenas a parte interna do cabo solta.
3) Esquente um pouco o centro do "plugue" e solde a parte interna do cabo. Área critica se esquentar muito estraga o plugue.
4) Feche e aguarde esfriar
Obs.: Repare se a parte central do cabo não encosta na capa metálica. Alguns tipos de plug já vem com um canudo de papelão para isolar esta parte. Outros ainda vem com uma mola na parte de traz do "plug" que as vezes afundam deixando ele em curto circuito. observe bem se isso não ocorre. Outra coisa se você estiver trabalhando com plugs usados, lembre-se de retirar as soldas anteriores lixe bem o terminal e limpe a parte central do plug.
Como Fazer uma Cabo de áudio para Instrumento P10 mono “Banana”
Instrumentos como baixo, guitarra , teclados usam o plug tipo P-10 de 1/4 de polegada , conhecidos como bananas a sua confecção é bastante simples.
1) Corte o cabo no tamanho que você deseja para o seu cabo banana (P10 mono) x banana (P10 mono) identifique a polaridade (+ positivo (vivo) e – negativo (malha = terra)).
2) Descasque mais ou menos 1 cm nas extremidades, separe a malha da parte central do cabo e repare se a capa plástica não se rompeu em nenhum lugar deixando as pontas bem enroladinhas passe um pouco de solda nas duas pontas de forma que as pontinhas do fio fiquem juntas. Esquente um pouco o terminal , lugar onde deve ser soldado a malha ( a parte mais grossa que é a blindagem do cabo). Aguarde esfriar não esqueça de colocar a capa metálica e o isolante de papelão antes da primeira solda.
3) Esquente um pouco o centro do "plug" e solde a parte interna do cabo no terminal da ponta. Deixe o fio virado para cima e corte a ponta indesejada bem rente quando esfriar.
4) Aguarde esfriar e feche rosqueando com cuidado.
Obs.: Repare se a parte central do cabo não encosta na capa metálica. Os plugs importados como Switchraft, Neutrick já vem com um tubo de papelão para isolar esta parte. Outros ainda vem com uma mola na parte de traz do "plug" que as vezes afundam deixando o cabo em curto circuito. observe bem se isso não ocorre. Outra coisa se você estiver trabalhando com plugs usados, lembre-se de retirar as soldas anteriores e lixe bem os pontos de solda. Verifique cuidadamente se não há oxidação das partes metálicas.
Como fazer um cabo de instrumento ( banana x banana - estéreo).
Instrumentos estéreos como violões , teclados e alguns efeitos digitais usam o plug tipo telefônico P-10 de 1/4 estéreo os procedimentos são quase iguais aos do cabo mono com algumas pequenas alterações.
1) Corte o cabo no tamanho que você deseja para o seu cabo banana x banana estéreo identifique a polaridade dos fios (Branco positivo. Preto Negativo e a malha).
2) Descasque mais ou menos 1 cm nas extremidades, separe a malha da parte central dos núcleos e repare se a capa plástica não se rompeu em nenhum lugar deixando as pontas bem enroladinhas passe um pouco de solda nas duas pontas de forma que as pontinhas do fio fiquem juntas. Esquente um pouco o terminal, lugar onde deve ser soldado a malha (a parte mais grossa do cabo). Não esqueça de colocar a capa metálica e o isolante de papelão antes da primeira solda.
3) Solde a seguir o fio preto no terminal do meio e o fio branco na ponta que é a haste menor.
4) Veja se os 2 núcleos não estão encostados
5)Aguarde esfriar e feche rosqueando com cuidado
Obs.: Repare se os núcleos do cabo não encostam na capa metálica. Os plugs importados como já vem com um tubo de papelão para isolar esta parte. Outros ainda vem com uma mola na parte de traz do plug que as vezes afundam deixando o cabo em curto circuito. observe bem se isso não ocorre. Outra coisa se você estiver trabalhando com plugs usados, lembre-se de retirar as soldas anteriores e lixe bem os terminais. Algumas marcas nacionais podem ter conter diferenças de tamanhos nos plug's.
Como fazer um cabo de microfone balanceado ( XLR macho x fêmea).
Os cabos de microfone usam os plugs XLR de três pinos as marcas mais conhecidas são Swithcraft, Cannon, Whirlwind e Neutrik a sua confecção exige muita atenção.
Usamos cabos balanceados (blindados com malha) com 2 núcleos e de baixa impedância específicos para microfones.
1) Primeiramente montamos o XLR fêmea, que é o conector ligado no microfone ( o plug apresentado é da marca Cannon) Muito cuidado para não perder as pequenas peças do conector.
2) Descasque a ponta do fio até 2cm. Coloque no cabo antes de iniciar a soldagem a proteção de borracha ,a capa metálica e o isolante de papelão.
3) Corte o barbante e a fita isolante de tecido ( se tiver dentro do cabo que você está usando) deixando apenas as três pontas ( malha e os 2 núcleos )
4) Repare que os pinos ou terminais estão numerados em cada conector. Solde nessa ordem:
1) Malha metálica (Terra)
2) Positivo (+) Cor branco ou Vermelho
3) Negativo (-) Cor preto ou Marrom
5) Após a soldagem monte novamente o conector com cuidado pois na maioria deles as peças são encaixadas.
6) No caso dos conectores da marca Cannon e Swithcraft há necessidade de colocar parafusos para travar a capa metálica.
No lado oposto do cabo colocamos o XLR Macho que pode ser ligado diretamente na mesa de som ou em extensões multi-cabos, subsnake etc. O procedimento de montagem é idêntico ao plug anterior.
Observe que este conector apresenta os números dos pinos invertidos por isso siga sempre a numeração e não a posição dos pinos para não haver erros.
Como se trata de um cabo blindado, as restrições quanto ao tamanho são mínimas ,porem é aconselhável que o tamanho do cabo não ultrapasse 50 metros pois acima deste tamanho a perda de sinal já é perceptível.
Os cabos balanceados (blindados) também são usados em ligação de efeitos, periféricos, amplificadores e em alguns casos caixas acústicas importadas.
No caso de ligação de saída da mesa para crossovers, periféricos, efeitos ou gravadores deve se observar a procedência pois em alguns países os aparelhos têm o pino 3 como positivo necessitando uma modificação na confecção do cabo ou uso de um adaptador de inversão de fase.
Nesse caso deve-se observar as indicações do manual da mesa de som ou dos aparelhos.
Em algumas mesas este detalhe está estampado na parte traseira da mesa junto as saídas.
Para ligações do microfone para mesa não há alteração na confecção dos cabos.
Observação: As marcas Swithcraft, Cannon, Whirlwind e Neutrik são marcas registradas mencionadas aqui apenas como referência didática.
Como Fazer um Cabo de Insert (Plug p10 estéreo para dois plug P10 mono)
Usaremos o cabo de insert com pontas bananas (P10) , pelo fato da maioria dos efeitos possuírem esta conexão. A grande das vezes apresenta problemas de desgaste destes cabos por isso se recomenda fazer sempre alguns extras a mais para ficarem de reserva.
Baseado no informativo técnico do antigo site de Marcos A. Nass ( Ski ) -Técnico de Som Profissional (2001)
http://www.paginadosom.com.br/ski/abertura.htm
FILE ARCHIVED ON 01:13:44 Jun 25, 2003 AND RETRIEVED FROM THE
INTERNET ARCHIVE ON 15:24:54 Jul 23, 2020.
Referências:
https://www.somaovivo.org/artigos/niveis-de-sinal-de-audio/#:~:text=Existem%20basicamente%20tr%C3%AAs%20n%C3%ADveis%20de,e%20n%C3%ADvel%20de%20alto%2Dfalantes.
https://pt.ehomerecordingstudio.com/tipos-de-cabos-de-audio/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Conector_TRS