quinta-feira, 10 de outubro de 2019

SABER ELETRÔNICA n.99 Os transistores unijunção DEZ-1980 - n.130 - julho 1983 órgão de brinquedo

SABER ELETRÔNICA n.99 Os transistores unijunção DEZ-1980
SABER ELETRÔNICA n.130 -julho 1983 órgão de brinquedo  

SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL

ACERVO HISTÓRICO!
PROJETOS DE CIRCUITOS MUSICAIS ELETRÔNICOS E OUTRAS INFORMAÇÕES!
Tudo que eu encontrei em revistas antigas, livros e sites sobre musica feita eletronicamente e instrumentos para fazer ou manipular música ou sons eletrônicos ,mas que ainda não testei...Quem sabe você faça isto!

Transistores de Unijunção

Os transistores mais usados nos antigos sintetizadores musicais analógicos que de certa forma estão obsoletos mas podemos usar circuitos equivalentes que o simulem.

Se você precisar gerar um sinal, use um transistor unijunção. Como sua função é a geração de sinais, eles são muito estáveis em uma ampla gama de frequências, tornando-os adequados para geradores de tons em sintetizadores de música eletrônica. O transistor unijunção é uma ramificação do projeto FET; possui terminais B1 e B2, mas, em vez de um gate, um emissor passa a tensão através do transistor para o terra através de B2.

https://www.electroschematics.com/selecting-semiconductor-components-for-prototype-design/

Transistores de unijunção não funcionam como outros transistores. Ao contrário de outros transistores, o transistor unijunção realmente passa o sinal de entrada para o terra. Isso o torna adequado como gerador de forma de onda. Produz um pulso negativo na base 1 e uma rampa exponencial reversa no emissor.

O transistor unijunção não é um dispositivo linear. Devido ao conteúdo harmônico complexo de uma rampa linear, é mais útil como um gerador de  tom de sintetizador ou tom de teste.

http://www.electricalfun.com/WorkbenchFun/Unusual_Components_TThomas.aspx

SABER ELETRÔNICA n.99 Os transistores unijunção DEZ-1980
SABER ELETRÔNICA n.99 Os transistores unijunção DEZ-1980 SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL
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SABER ELETRÔNICA n.130 -julho 1983 órgão de brinquedo  

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sexta-feira, 13 de setembro de 2019

SABER ELETRÔNICA Vol.74 RITMO BOX - gerador de ritmo 11-1978

SABER ELETRÔNICA Vol.74 RITMO BOX - gerador de ritmo 11-1978 

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terça-feira, 3 de setembro de 2019

Pioneiros e experimentadores ilustres da musica eletrônica - Jean-Jacques Perrey e Paul McCartney

SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL

Pioneiros e experimentadores ilustres da musica eletrônica : 

Jean-Jacques Perrey e Paul McCartney

Este é o primeiro da serie que aborda informações sobre músicos que excursionaram pela musica feita eletronicamente é que talvez você desconhecia!

Jean-Jacques Perrey  - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL

Um vídeo muito louco homenageia Jean-Jacques Perrey um pioneiro da música eletrônica!


Jean-Jacques Perrey foi um músico e produtor musical francês de música eletrônica, um pioneiro nesse gênero. É reconhecido na música popular como um membro da influente dupla musical "Perrey and Kingsley".

Ele inventou “um novo processo para gerar ritmos com sequências e ondas”, utilizando os sons ambientais da "musique concréte". Com tesouras, fitas e gravadoras, ele passou semanas reunindo uma visão exclusivamente cômica do futuro. Trabalhando com seu amigo Robert Moog, ele se converteu em um dos primeiros músicos de Moog, criando “entretenimento eletrônico”.

Uma de suas composições mais famosas é The Elephant Never Forgets temas da série de TV "El Chavo del Ocho",que foi usada sem os devidos direitos autorais gerando um processo conta a TV mexicana que produzia o seriado.

Embora Jean-Jacques Perrey tenha tido sucesso limitado na década de 1960 , sua influência foi considerável. De fato, ele foi um dos músicos que, durante a década de 1960, trouxe a música eletrônica para fora da cena experimental, usando as técnicas da música concreta para aplicá-las à música pop .

Muitas de suas composições foram reutilizadas, como cartazes publicitários ( jingles ), músicas genéricas e amostras ( samples ) . Ele continua famoso hoje por seu título EVA , amplamente usado na amostragem ( samples ) como na música hip-hop , de GangStarr e seu Just to Get a Rep (1991) e remixagens incluindo as de Fatboy Slim .

Jean-Jacques Perrey morreu em 4 de novembro de 2016, aos 87 anos, em decorrência de câncer de pulmão.

Jean-Jacques Perrey  - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANALUma dupla de "Youtubers" fez uma montagem de vídeo muito engraçada usando a musica "Gossipo Perpetuo' em 2019 .

CRUMAR foi um fabricante italiano de instrumentos musicais eletrônicos criado por Mario Crucianelli no final dos anos 1960 , que fabricou sintetizadores e teclados durante os anos 70 e 80.A Crumar parou em 1987,mas em 2008, a marca Crumar foi adquirida por uma nova empresa italiana que logo começou a produzir novos teclados sob o nome Crumar.

https://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Jacques_Perrey
https://en.wikipedia.org/wiki/Crumar

CRUMAR - Real Big Boys (Gossipo Perpetuo)


 Paul McCartney - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL

McCartney II e o Beatles eletrônico!

McCartney II é o segundo álbum solo de estúdio Inglês músico Paul McCartney , lançado em 16 de Maio de 1980. Foi gravado na maior parte sozinho por McCartney em seu estúdio caseiro, em 1979, pouco antes da dissolução da sua banda Wings em 1981. Seu estilo musical varia de experimental ,synth-pop , new wave a electronica .
 Paul McCartney 2McCartney II , que alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e o número três nos Estados Unidos. O álbum continha a canção " Coming Up que é uma canção escrita e interpretada por Paul McCartney , lançada como faixa de abertura . Como outras músicas do álbum, a música tem um som sintetizado minimalista, com vocais acelerados criados usando um gravador de fita de velocidade variável . "Coming Up" é bem conhecido por seu videoclipe, com Paul McCartney interpretando vários papéis ,aparecem também Linda McCartney tocando e cantando ,Hank Marvin (guitarrista dos Shadows ) e especialmente Ron Mael do Sparks (teclados) .
O álbum é muitas vezes interpretado como experimental , com a maioria de suas músicas sendo descrita como estranho " synthpop excêntrico ".
McCartney II foi lançado com críticas negativas. Muitos críticos acharam o álbum, com suas composições experimentais baseadas em sintetizadores e seu punhado de instrumentais, leves. A revista Record World descreveu o álbum como :“sem dúvida o trabalho solo menos bem recebido de qualquer Beatle”.
Já em 2018, a Pitchfork classificou-o no número 186 em sua lista de “Os 200 melhores álbuns da década de 1980”. Eles o chamaram de “um estranho e inocente fragmento de synth-pop” e escreveram que, embora “ridiculamente ridicularizado como novidade, McCartney II é agora notável em sua identidade vanguardista…”
Um total de 20 canções foram gravadas por McCartney em junho e julho de 1979, algumas improvisadas no local e outras que emergiram de fragmentos composicionais incompletos. McCartney usou sequenciadores e sintetizadores, bem como guitarra convencional, baixo e bateria, e fez uso intensivo de gravação em fita para modificar a velocidade para alterar o tom de vocais e instrumentos.
Os resultados foram em grande parte experimentais e inconsistentes e dividiram o público após o lançamento. Embora as gravações tenham sido largamente improvisadas, McCartney confiava demais nas técnicas conservadoras de composição, tornando os resultados uma mistura estranha conservadoras e ao mesmo tempo não-convencional.
McCartney inicialmente montou uma versão de vinil duplo que continha quase tudo das sessões, mas eventualmente concordou em cortá-la em um único disco.
O “teclado cristalino” na introdução de "Frozen Jap" foi descrito como "previsão" da música " Computer Love " de 1981 do Kraftwerk .
Nada de concreto (especulação),mas Wolfgang Flür citou em uma documentário da bbc que em 1975 nos primeiros shows do KRAFTWERK na Inglaterra ,eles dividiram espaço ,datas de apresentações simultâneas na cidade de Liverpool com a turnê Wings Over the World da banda do Paul McCartney ...
Pode ser que ai já tenha tido alguma influência no posterior interesse e experimentação de McCartney II.
O álbum adquiriu recentemente um séquito de seguidores o considerando “como um marco futurista na música eletrônica britânica” e é considerado um " clássico cult techno-pop "!
Dizem ter influenciado os estilos atuais ou gênero de música “indie /DIY” como Lo-fi music ou Bedroom Pop.


https://en.wikipedia.org/wiki/McCartney_II

https://www.beatlesbible.com/…/paul-mc…/albums/mccartney-ii/

https://en.wikipedia.org/wiki/Coming_Up_(song)



Paul McCartney - McCartney II: Temporary Secretary