terça-feira, 3 de setembro de 2019

Pioneiros e experimentadores ilustres da musica eletrônica - Jean-Jacques Perrey e Paul McCartney

SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL

Pioneiros e experimentadores ilustres da musica eletrônica : 

Jean-Jacques Perrey e Paul McCartney

Este é o primeiro da serie que aborda informações sobre músicos que excursionaram pela musica feita eletronicamente é que talvez você desconhecia!

Jean-Jacques Perrey  - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL

Um vídeo muito louco homenageia Jean-Jacques Perrey um pioneiro da música eletrônica!


Jean-Jacques Perrey foi um músico e produtor musical francês de música eletrônica, um pioneiro nesse gênero. É reconhecido na música popular como um membro da influente dupla musical "Perrey and Kingsley".

Ele inventou “um novo processo para gerar ritmos com sequências e ondas”, utilizando os sons ambientais da "musique concréte". Com tesouras, fitas e gravadoras, ele passou semanas reunindo uma visão exclusivamente cômica do futuro. Trabalhando com seu amigo Robert Moog, ele se converteu em um dos primeiros músicos de Moog, criando “entretenimento eletrônico”.

Uma de suas composições mais famosas é The Elephant Never Forgets temas da série de TV "El Chavo del Ocho",que foi usada sem os devidos direitos autorais gerando um processo conta a TV mexicana que produzia o seriado.

Embora Jean-Jacques Perrey tenha tido sucesso limitado na década de 1960 , sua influência foi considerável. De fato, ele foi um dos músicos que, durante a década de 1960, trouxe a música eletrônica para fora da cena experimental, usando as técnicas da música concreta para aplicá-las à música pop .

Muitas de suas composições foram reutilizadas, como cartazes publicitários ( jingles ), músicas genéricas e amostras ( samples ) . Ele continua famoso hoje por seu título EVA , amplamente usado na amostragem ( samples ) como na música hip-hop , de GangStarr e seu Just to Get a Rep (1991) e remixagens incluindo as de Fatboy Slim .

Jean-Jacques Perrey morreu em 4 de novembro de 2016, aos 87 anos, em decorrência de câncer de pulmão.

Jean-Jacques Perrey  - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANALUma dupla de "Youtubers" fez uma montagem de vídeo muito engraçada usando a musica "Gossipo Perpetuo' em 2019 .

CRUMAR foi um fabricante italiano de instrumentos musicais eletrônicos criado por Mario Crucianelli no final dos anos 1960 , que fabricou sintetizadores e teclados durante os anos 70 e 80.A Crumar parou em 1987,mas em 2008, a marca Crumar foi adquirida por uma nova empresa italiana que logo começou a produzir novos teclados sob o nome Crumar.

https://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Jacques_Perrey
https://en.wikipedia.org/wiki/Crumar

CRUMAR - Real Big Boys (Gossipo Perpetuo)


 Paul McCartney - SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL

McCartney II e o Beatles eletrônico!

McCartney II é o segundo álbum solo de estúdio Inglês músico Paul McCartney , lançado em 16 de Maio de 1980. Foi gravado na maior parte sozinho por McCartney em seu estúdio caseiro, em 1979, pouco antes da dissolução da sua banda Wings em 1981. Seu estilo musical varia de experimental ,synth-pop , new wave a electronica .
 Paul McCartney 2McCartney II , que alcançou o primeiro lugar no Reino Unido e o número três nos Estados Unidos. O álbum continha a canção " Coming Up que é uma canção escrita e interpretada por Paul McCartney , lançada como faixa de abertura . Como outras músicas do álbum, a música tem um som sintetizado minimalista, com vocais acelerados criados usando um gravador de fita de velocidade variável . "Coming Up" é bem conhecido por seu videoclipe, com Paul McCartney interpretando vários papéis ,aparecem também Linda McCartney tocando e cantando ,Hank Marvin (guitarrista dos Shadows ) e especialmente Ron Mael do Sparks (teclados) .
O álbum é muitas vezes interpretado como experimental , com a maioria de suas músicas sendo descrita como estranho " synthpop excêntrico ".
McCartney II foi lançado com críticas negativas. Muitos críticos acharam o álbum, com suas composições experimentais baseadas em sintetizadores e seu punhado de instrumentais, leves. A revista Record World descreveu o álbum como :“sem dúvida o trabalho solo menos bem recebido de qualquer Beatle”.
Já em 2018, a Pitchfork classificou-o no número 186 em sua lista de “Os 200 melhores álbuns da década de 1980”. Eles o chamaram de “um estranho e inocente fragmento de synth-pop” e escreveram que, embora “ridiculamente ridicularizado como novidade, McCartney II é agora notável em sua identidade vanguardista…”
Um total de 20 canções foram gravadas por McCartney em junho e julho de 1979, algumas improvisadas no local e outras que emergiram de fragmentos composicionais incompletos. McCartney usou sequenciadores e sintetizadores, bem como guitarra convencional, baixo e bateria, e fez uso intensivo de gravação em fita para modificar a velocidade para alterar o tom de vocais e instrumentos.
Os resultados foram em grande parte experimentais e inconsistentes e dividiram o público após o lançamento. Embora as gravações tenham sido largamente improvisadas, McCartney confiava demais nas técnicas conservadoras de composição, tornando os resultados uma mistura estranha conservadoras e ao mesmo tempo não-convencional.
McCartney inicialmente montou uma versão de vinil duplo que continha quase tudo das sessões, mas eventualmente concordou em cortá-la em um único disco.
O “teclado cristalino” na introdução de "Frozen Jap" foi descrito como "previsão" da música " Computer Love " de 1981 do Kraftwerk .
Nada de concreto (especulação),mas Wolfgang Flür citou em uma documentário da bbc que em 1975 nos primeiros shows do KRAFTWERK na Inglaterra ,eles dividiram espaço ,datas de apresentações simultâneas na cidade de Liverpool com a turnê Wings Over the World da banda do Paul McCartney ...
Pode ser que ai já tenha tido alguma influência no posterior interesse e experimentação de McCartney II.
O álbum adquiriu recentemente um séquito de seguidores o considerando “como um marco futurista na música eletrônica britânica” e é considerado um " clássico cult techno-pop "!
Dizem ter influenciado os estilos atuais ou gênero de música “indie /DIY” como Lo-fi music ou Bedroom Pop.


https://en.wikipedia.org/wiki/McCartney_II

https://www.beatlesbible.com/…/paul-mc…/albums/mccartney-ii/

https://en.wikipedia.org/wiki/Coming_Up_(song)



Paul McCartney - McCartney II: Temporary Secretary



sexta-feira, 16 de agosto de 2019

ELEKTOR (Br) 1987 n.15-16-17-18 Mini-Percussão com múltiplas variações 1-2-3

SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL

ACERVO HISTÓRICO!

Revistas Elektor (Br) 1987 n.15-16-17-18 Mini-Percussão com múltiplas variações 1-2-3

PROJETOS DE CIRCUITOS MUSICAIS ELETRÔNICOS E OUTRAS COISINHAS

Tudo que eu encontrei em revistas antigas,livros e sites sobre instrumentos para fazer ou manipular musica ou sons eletrônicos ,mas que ainda não testei...Quem sabe você faça isto!
SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL   Revistas Elektor (Br) 1987 n.15-16-17-18 Mini-Percussão com múltiplas variações 1-2-3
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quinta-feira, 1 de agosto de 2019

BIBLIOTECA VIRTUAL

Biblioteca Virtual do blog SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL 

A Biblioteca Virtual do blog SÍNTESE SONORA & ELETRÔNICA ARTESANAL surgiu da necessidade de tornar mais fácil e rápido o acesso de conteúdo que encontro na rede sobre eletrônica e musica feita eletronicamente em diversas línguas. A Biblioteca Virtual tornou-se um ambiente de pesquisa,com alguns links para títulos de  interesse sobre os assuntos tratados no blog.
A plataforma da Biblioteca Virtual é intuitiva e ágil ,através de breve descrição e ícones que levam a origem do link se existir.
 Introdução à Computação Musical

Introdução à Computação Musical 

E. M. Miletto, L. L. Costalonga, L. V. Flores, E. F. Fritsch, M. S. Pimenta e R. M. Vicari 

A idéia deste minicurso é propiciar aos alunos conhecer alguns conceitos introdutórios de Computação Musical, uma área eminentemente interdisciplinar e que engloba problemas computacionais interessantes e relevantes (por exemplo, de representação de conhecimento musical, de controle a tempo-real de dispositivos, de interação com usuários possivelmente leigos em informática, para enumerar apenas alguns) subjacentes ao universo musical, que já é fascinante por si só.  ADICIONAIS: Tecnologia aplicada à música, música eletrônica, áudio digital, MIDI, síntese sonora, instrumentos virtuais, software musical.

 Música e eletrônica no Brasil - Vôos abortados de uma pesquisa frutífera - Dissertação de Mestrado Theophilo Augusto Pinto

Música e eletrônica no Brasil - Vôos abortados de uma pesquisa frutífera 

Dissertação de Mestrado - Theophilo Augusto Pinto

Se a música brasileira em muitas de suas manifestações é reconhecida pela sua excelência, o mesmo não se pode dizer dos instrumentos musicais produzidos em território nacional. Em relação aos instrumentos eletrônicos que começaram a surgir na década de 1960, isso leva a crer que não houve nenhuma iniciativa dentro do Brasil que pudesse mudar esse quadro. No entanto, isto está longe de ser verdade, como esta pesquisa pretende mostrar. Mesmo assim, até hoje a confecção de instrumentos eletrônicos é dominada pela indústria estrangeira, sugerindo uma maior investigação e reflexão dos fatores que levaram a esta situação. Como será visto, isto não tem a ver somente com a qualidade (ou falta dela) dos projetos descritos ao longo desta pesquisa, mas com outros fatores que vão para além de problemas meramente tecnológicos ou musicais.

 Handmade electronic music The Art of Hardware Hacking

Handmade electronic music

The Art of Hardware Hacking 
por Nicolas Collins  (Inglês)

Fornece uma introdução necessária, prática e envolvente ao ofício de fazer - e também canibalizar criativamente - circuitos eletrônicos para fins artísticos. Com um senso de aventura e sem conhecimento prévio, o leitor pode subverter as intenções projetadas em dispositivos como rádios e brinquedos para descobrir um novo mundo sonoro. No momento em que os computadores dominam a produção musical, este livro oferece uma rara visão da tecnologia básica da música eletrônica ao vivo, bem como dos desenvolvimentos mais recentes nas mãos de artistas emergentes. Além de conselhos sobre hacking encontrado eletrônica, o leitor aprende como fazer microfones de contato, captadores de campos eletromagnéticos, osciladores, caixas de distorção e processadores de sinal incomuns barata e rapidamente.

Electronic Projects for Musicians -

Electronic Projects for Musicians (Inglês)

Escrito em linguagem simples, com centenas de ilustrações claras, este guia fornece instruções passo a passo sobre como construir pré-amplificadores, controles de tom, moduladores de anel, mixers e muitos outros acessórios eletrônicos de baixo custo.
 Scacchi - Musica Elettronica

Scacchi - Musica Elettronica (italiano)

Um livro de 1976 ,meio obscuro suas origens,mas com bastante informações sobre sintetizadores.

 Synthesizer Basics

 Synthesizer Basics 

Foi usado por faculdades e universidades segundo as palavras do autor.  Por volta dessa época, também produziu uma série de vídeos em três partes intitulada 'Intro to Synthesis', que explicava os princípios fundamentais de geração de som e síntese musical.(Inglês)


The Complete Synthesizer A Comprehensive Guide by David Crombie.(Inglês)

Discute os princípios fundamentais da música eletrônica, fornece instruções claras sobre como operar um sintetizador eletrônico e examina os vários tipos de sintetizadores e equipamentos acessórios.


An Analog Synthesizer for the 21st Century

By Thomas Henry(Inglês)
Uma coleção de esquemas para um sintetizador analógico completo, preciso e versátil. Projetado pelo renomado guru do sintetizador, Thomas Henry, este é um conjunto abrangente de planos garantidos para encantar e desafiar o entusiasta de bricolagem avançado.


The Noise Generator Cookbook

By Thomas Henry(Inglês)
Se você acha que não há nada de novo no mundo dos módulos geradores de ruído, olhe de novo! Esta incrível coleção de mais de uma dúzia de circuitos elegantes e práticos vai mudar sua mente. Eles são ideais para sintetizadores analógicos, percussão eletrônica, testes de áudio e muito mais. Os verdadeiros segredos são revelados de uma vez por todas em uma forma fácil de entender. Você encontrará abordagens analógicas e digitais, métodos para adicionar controle de voltagem para varreduras sônicas incríveis, uma técnica pouco conhecida que usa feedback negativo para aumentar a resposta, uma variedade de filtros de ruído rosa, abordagens de banco oscilador para sons metálicos e um todo muito mais!

Gambiarra Experimentalismo Sonoro

Gambiarra e experimentalismo sonoro

By Obici, Giuliano Lamberti (Catálogo USP)
Este trabalho parte da constatação de que existe um lugar em que a música experimental e a arte sonora brasileira se encontram: a gambiarra. Com o objetivo de conhecer as dimensões e fronteiras desse lugar, a jornada desta pesquisa está dividida em três momentos. O primeiro, "Genealogia da gambiarra", visa introduzir as características gerais da gambiarra, relacionando-a com aspectos culturais globais e locais. O segundo momento, "Arte e gambiarra", aborda a gambiarra por duas perspectivas: "da arte" e "do som". "Da arte" explica como o termo gambiarra deixa de ser uma expressão de uso exclusivo às soluções improvisadas do cotidiano para se tornar presente no fazer e pensar artístico brasileiro, em especial no campo da arte-mídia e midiativismo; "do som" ilustra uma série de técnicas e aspectos do experimentalismo sonoro que remetem ao modus opperandi da gambiarra. O terceiro capítulo, "Artistas do sonoro", apresenta o repertório que impulsionou a escrita desta tese, o qual torna evidente esse lugar comum entre música experimental e arte sonora brasileira. A jornada termina com a formulação de uma ferramenta de análise que busca evidenciar regimes do sonoro quanto ao uso de materiais e dispositivos técnicos.

Music Synthesizers - A Manual Of Design & Construction

Music Synthesizers - A Manual Of Design & Construction

By  Delton T. Horn 
Difícil de encontrar o clássico livro eletrônico de DIY para construção de sintetizadores   - abrange vários circuitos como VCO's, filtros e modeladores de ondas, entradas de guitarra, controladores e muito mais!