quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Aprendendo e Praticando Eletrônica SUPER FUZZ-SUSTAINER p/ guitarra - Vol.5 jan.89 e TRÊMOLO p/ guitarra - Vol.15 jan.89

Revista Aprendendo e Praticando Eletrônica Vol.5 jan.89 SUPER FUZZ-SUSTAINER p/ guitarra e Revista Aprendendo e Praticando Eletrônica Vol.15 jan.89 TREMOLO p/ guitarra
 ACERVO HISTÓRICO!

Revista Aprendendo e Praticando Eletrônica Vol.5 jan.89 SUPER FUZZ-SUSTAINER p/ guitarra e Revista Aprendendo e Praticando Eletrônica Vol.15 jan.89 TRÊMOLO p/ guitarra

Bêda Marques “Forever” Classic Rock Guitar

Serie : Bêda Marques “Forever” Classic Rock Guitar  3

Da revista DIVIRTA-SE COM A ELETRÔNICA e Revista Aprendendo e Praticando Eletrônica ,com projetos para instrumentos musicais.

Como existia muitos projetos deste tipo resolvi colocá-los em  blocos ou series de dobradinha .

Bêda Marques  o saudoso professor pardal e autodidata da eletrônica  "CURTIA"  ROCK e parece que arranhava na GUITARRA!


PROJETOS DE CIRCUITOS MUSICAIS ELETRÔNICOS E OUTRAS INFORMAÇÕES!

Tudo que eu encontrei em revistas antigas, livros e sites sobre música feita eletronicamente

e instrumentos para fazer ou manipular música ou sons eletrônicos ,mas que ainda não testei...

Quem sabe você faça isto!

Aprendendo e Praticando Eletrônica SUPER FUZZ-SUSTAINER p/ guitarra - Vol.5 jan.89  e   TREMOLO p/ guitarra - Vol.15 jan.89
Aprendendo e Praticando Eletrônica SUPER FUZZ-SUSTAINER p/ guitarra - Vol.5 jan.89  e   TREMOLO p/ guitarra - Vol.15 jan.89
Aprendendo e Praticando Eletrônica SUPER FUZZ-SUSTAINER p/ guitarra - Vol.5 jan.89  e   TREMOLO p/ guitarra - Vol.15 jan.89
Aprendendo e Praticando Eletrônica SUPER FUZZ-SUSTAINER p/ guitarra - Vol.5 jan.89  e   TREMOLO p/ guitarra - Vol.15 jan.89
Aprendendo e Praticando Eletrônica SUPER FUZZ-SUSTAINER p/ guitarra - Vol.5 jan.89  e   TREMOLO p/ guitarra - Vol.15 jan.89
Aprendendo e Praticando Eletrônica SUPER FUZZ-SUSTAINER p/ guitarra - Vol.5 jan.89  e   TREMOLO p/ guitarra - Vol.15 jan.89
Aprendendo e Praticando Eletrônica SUPER FUZZ-SUSTAINER p/ guitarra - Vol.5 jan.89  e   TREMOLO p/ guitarra - Vol.15 jan.89


sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

ÉLETRONIQUE ELEX n.17 DEZ-1989 MINI CLAVO ELETRÔNICO

  ACERVO HISTÓRICO

ÉLETRONIQUE ELEX n.17 DEZ-1989 MINI CLAVO ELETRÔNICO

PROJETOS DE CIRCUITOS MUSICAIS ELETRÔNICOS E OUTRAS INFORMAÇÕES!

Tudo que eu encontrei em revistas antigas, livros e sites sobre música feita eletronicamente

e instrumentos para fazer ou manipular música ou sons eletrônicos ,mas que ainda não testei...

Quem sabe você faça isto!

ÉLETRONIQUE ELEX n.17 DEZ-1989 MINI CLAVO ELETRÔNICO
ÉLETRONIQUE ELEX n.17 DEZ-1989 MINI CLAVO ELETRÔNICO
ÉLETRONIQUE ELEX n.17 DEZ-1989 MINI CLAVO ELETRÔNICO
ÉLETRONIQUE ELEX n.17 DEZ-1989 MINI CLAVO ELETRÔNICO
ÉLETRONIQUE ELEX n.17 DEZ-1989 MINI CLAVO ELETRÔNICO




segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Dicas “PROFUNDAS” sobre Como Projetar Circuitos Impressos NOVA ELETRÔNICA n.104 out. 1985 + dicas

 ACERVO HISTÓRICO
Dicas adicionais e lembretes sobre confeição de PCB para ÁUDIO


NOVA ELETRÔNICA  n.104 Como Projetar Circuitos Impressos out. 1985 + dicas


Dicas adicionais e lembretes sobre confeição de PCB, principalmente ÁUDIO (circuito impresso) ruído, capacitância e indutância parasita, etc.

 Os circuitos impressos representam a solução ideal para montagens modernas e práticas.

É importante observar que o projeto de uma placa nem sempre é só se AMONTOAR componentes ,mas sim “planejar” uma disposição de componentes e trilhas. Existem alguns pontos críticos que o projetista deve estar ciente e em alguns casos ter muita experiência.

NOVA ELETRÔNICA  n.104 Como Projetar Circuitos Impressos out. 1985 + dicas
NOVA ELETRÔNICA  n.104 Como Projetar Circuitos Impressos out. 1985 + dicas
NOVA ELETRÔNICA  n.104 Como Projetar Circuitos Impressos out. 1985 + dicas
NOVA ELETRÔNICA  n.104 Como Projetar Circuitos Impressos out. 1985 + dicas
NOVA ELETRÔNICA  n.104 Como Projetar Circuitos Impressos out. 1985 + dicas

Analisando...layout de PCB


Placas de circuito impresso (PCBs em inglês ) são de longe o método mais comum de montagem de circuitos eletrônicos modernos. Composto por um sanduíche de camada (ou camadas) isolante e um ou mais padrões de condutores de cobre, eles podem introduzir várias formas de falhas em um circuito, particularmente se o circuito estiver operando em áudio . As PCBs, então, agem como componentes “invisíveis” onde quer que sejam usados ,alterando o resultado pretendido . 

 Trilhas longas ou muito próximas 

Trilhas muito longas ligando dois componentes numa placa, podem representar indutâncias ou capacitâncias parasitas.

Uma trilha que corra paralela a outra, representa uma capacitância de alguns picofarades, ou seja, como a ligação de um capacitor entre as duas trilhas com um valor que dependerá do comprimento paralelo destas trilhas.

Num circuito de baixa frequência ou de baixa impedância, a ligação de tal capacitor, ou seja, sua presença pelas proximidades das trilhas nada significa, mas no caso de um circuito de áudio de alta impedância e grande sensibilidade, como um pré-amplificador, isso pode significar um problema: o sinal pode ser “desviado ou embaralhado” (CROSSTALK) para a outra trilha, pode ocorrer uma realimentação que causa a oscilação do circuito, ou ainda pode ocorrer a captação do sinal (ruído) indesejável…

Quanto a indutâncias parasitas, uma bobina representa uma oposição à passagem de um sinal de alta frequência, prejudicando assim o funcionamento do circuito. Em outras palavras, nos circuitos de altas frequências ou de pré-amplificadores de áudio e outros de alta impedância, é preferível, às vezes, usar um jumper curtos do que fazer uma trilha longa .

Da mesma forma, as ligações entre componentes ou placas na condução de sinais muito distantes devem ser feitas, em muitos casos, por meio de cabos blindados!
Os circuitos de altas frequências e mesmo de áudio mais críticos podem trazer, às vezes, sérios problemas para o projetista, exigindo muita prática para sua solução. Estes são os chamados problemas de layout de placa.

Nos projetos em que a quantidade de jumpers seja grande, pode-se utilizar um tipo de placa DUPLA FACE  que facilita a elaboração do projeto. Mas sugere-se este processo para um construtor muito experiente.

Trata-se de uma placa que possui os dois lados cobreados. No caso de trilhas que se cruzem podemos então planejar sua colocação de tal forma que uma fique de um lado da placa e a outra do outro lado, mas isso pode causar muitos problemas de cruzamento ou sobre posição de trilhas criticas...CUIDADO!

Como Projetar Circuitos Impressos

Curiosidade!


Por exemplo, tão pouco quanto 1 pF de capacitância parasita permite uma transição lógica de 5 V para causar uma grande perturbação em um circuito de 100 kΩ,...Isso serve para ilustrar que os circuitos de alta impedância estão cheios de parasitas potenciais que pode fazer com que um bom design no papel tenha um desempenho insatisfatório quando realmente implementado. É preciso prestar atenção especial ao roteamento de sinais. Curiosamente, muitas técnicas para alta frequência de layout para eliminar parasitas também podem ser aplicadas para baixa frequência e circuitos de baixa potência - por diferentes razões. Enquanto os parasitas do circuito causam defasamento indesejado ,mudanças e instabilidades em circuitos de alta frequência, os mesmos parasitas causam indesejáveis ruídos em circuitos de precisão de baixa potência e frequência.


Planos de Terra de uma PCB e aterramento


Um Plano de Terra (Ground Plane) de baixa indutância é fundamental para minimizar problemas de EMC (ruído). Maximizar as áreas de terra de uma PCB reduz a indutância de terra em um sistema, que por sua vez reduz as emissões eletromagnéticas e o Crosstalk.


Conectando todos os terras individuais e, em seguida juntá-los e conectá-los ao plano de terra, não é aconselhável, pois aumenta o tamanho da malha . Os sinais podem acabar se acoplando à terra de diferentes maneiras. Se os componentes estiverem ligados de maneira aleatória à terra do sistema, teremos uma PCB de baixa qualidade. Esse problema de layout gera alta indutância e problemas sérios.


A forma como um sinal de volta à terra do sistema é feito é muito importante, pois quando um sinal toma um caminho mais longo, ele cria um loop de terra, que forma uma antena . Assim, toda a trilha que flui corrente de volta para a fonte deve seguir o caminho mais curto possível, e deve ir diretamente para o plano de terra.


Uma abordagem de design recomendada é ter um plano inteiro de terra, pois isso proporciona menor impedância para as correntes de retorno.
loop de terra
Circuitos Analógicos

Trilhas que transportam sinais analógicos devem ser mantidas longe de sinais de alta velocidade ou de chaveamento, e devem sempre estar protegidas com planos de terra. Filtro passa-baixa deve sempre ser usado para se livrar de ruídos de alta frequência que se acoplam pelas trilhas analógicas. Além disso, é importante não compartilhar o plano de terra com circuitos digitais.
Como Projetar Circuitos Impressos
Capacitor de Desacoplamento

Qualquer ruído na fonte de alimentação tende a alterar o funcionamento de um dispositivo em operação. Geralmente, o ruído acoplado na fonte de alimentação é de uma alta frequência ou ruídos de rede. Por isso, capacitores de by-pass ou capacitores de desacoplamento são necessários para filtrar este ruído.


Um capacitor de desacoplamento fornece um caminho de baixa impedância para sinais de alta frequência no plano de VCC (tensão contínua pura) para a terra. O caminho seguido pela corrente à medida que é conduzida em direção à terra forma um loop de terra. Este caminho deve ser o menor possível, seguindo pelos capacitores de desacoplamento. Um loop de terra grande aumenta a radiação e pode agir como uma fonte potencial de falha por EMC.


A proximidade do capacitor com o circuito que deseja-se proteger é fundamental, pois longas distâncias de trilhas significam indutâncias indesejadas em série. Além disso, a reatância de um capacitor ideal se aproxima de zero com o aumento da frequência.


 Infelizmente, não existe capacitor ideal. Além disso, o chumbo e o encapsulamento adicionam indutância. Capacitores com baixo ESL (indutância em série equivalente) devem ser usados para melhorar o efeito de desacoplamento.
Capacitor de Desacoplamento

Para saber como eliminar ruído em áudio!

https://electronicsartisanedynel.blogspot.com/search/label/Resumo%20b%C3%A1sico%20sobre%20filtros%20supressores%20EMC-EMI


https://electronicsartisanedynel.blogspot.com/search/label/Eliminando%20os%20ru%C3%ADdos%20de%20%C3%A1udio%20com%20filtro%20RC


Agrupamento ou blocos na PCB

Para um projeto livre de EMC ou ruído, componentes no PCB devem ser agrupados de acordo com sua funcionalidade, tais como, seções analógicas, seções digitais , RF, fonte de alimentação, circuitos de baixa velocidade, circuitos de alta velocidade, e assim por diante. As trilhas para cada grupo devem permanecer em sua área designada.


Além da separação em seções, é recomendado a separação das alimentações. Deve-se fazer planos por funções, fazendo a ligação entre os planos de terra em pontos definidos. Isso significa que, mesmo que eletricamente conectados, tratam-se de planos de terra diferentes, como já foi dito anteriormente.


Quando se trata de um projeto para áudio extensos  é bom utilizar módulos separados .
Como Projetar Circuitos Impressos

Crosstalk

O crosstalk pode existir entre duas quaisquer trilhas sobre um PCB e acontece por conta da indutância mútua e capacitância mútua. É dependente da distância entre as duas trilhas, a frequência do sinal, e a impedância das trilhas.


Blindagem


Blindagem não é uma solução elétrica, mas uma abordagem mecânica para reduzir EMC ou ruídos . Caixas metálicas, feitos de materiais condutores e/ou magnéticos, são usados para evitar que a EMI irradie ou penetre no sistema.


A blindagem pode ser utilizada para cobrir todo o sistema ou uma parte do mesmo, dependendo dos requisitos. Funciona como um recipiente fechado condutor ligado à terra, que reduz eficazmente a EMI ou ruído porque absorve e reflete parte da sua radiação.


Assim que os caminhos e circuitos críticos do sistema forem identificados, a próxima etapa para implementar o layout de PCB para áudio é particionar a placa de circuito impresso de acordo com a função de circuito. Isso envolve o uso apropriado da alimentação, aterramento e caminhos de sinais. Bons layouts de PCB também isolam caminhos analógicos críticos de fontes de alta interferência (Linhas de in / out e conectores, por exemplo). Circuitos de alta frequência (analógicos e digitais) devem ser separados dos de baixa frequência. Além disso, o roteamento automático do sinal usando software de layout CAD deve ser usado com extremo cuidado. Caminhos de sinais críticos devem ser encaminhado manualmente, para evitar acoplamentos indesejados e / ou emissões.


Projetar placas não é difícil, mas exige prática. Quando o aparelho se torna complexo ou opera com sinais críticos (altas frequências ou áudio) será preciso ter algum cuidado, que a experiência vai ensinar .


O importante, para não se depender de layouts prontos, é a prática, que deve inicialmente começar  com a escolha de alguns circuitos simples para que projete sua própria placa e vá se aprimorando nesta arte.


Como Projetar Circuitos Impressos


https://www.embedded.com/tips-about-printed-circuit-board-design-part-1-dealing-with-harmful-pcb-effects/
https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/52-artigos-diversos/13308-como-projetar-e-executar-placas-de-circuito-impresso-art3231
https://www.embarcados.com.br/10-mandamentos-da-pcb/
https://www.analog.com/media/en/training-seminars/design-handbooks/Basic-Linear-Design/Chapter12.pdf